terça-feira, 18 de setembro de 2012

Uma comunidade marxista virtual?

Porto: Ribeira
A actualização do marxismo exige a formação de uma comunidade marxista virtual. Apelo, portanto, a todos os marxistas que adiram a este projecto de formar um grupo de trabalho, dotado de uma agenda teórica e política, para debater a situação do marxismo num mundo cada vez mais global. Há muitos blogues marxistas, cujos autores podem unir esforços para revitalizar o marxismo. Tenho trabalhado sozinho nesse projecto, mas reconheço ser necessário aliar-me a todos aqueles que consideram que a solução para os problemas sociais se encontra esboçada na obra de Karl Marx: o cibermarxismo preconiza a luta de classes em todos os nichos da Internet. Aguardo a vossa adesão e as vossas sugestões.

Portugal é a "pátria" da indigência cognitiva e cultural. Já tentei criar um grupo real de trabalho com o objectivo de formar a Escola do Porto, dotada de um centro de pesquisa social e filosófica e de uma revista. Porém, as pessoas que aderiram ao projecto careciam de real formação científica e filosófica, encarando-o mais como uma oportunidade de emprego do que como um grupo activo de intelectuais comprometidos na luta pela construção de um mundo melhor. Além disso, os banqueiros e os empresários portugueses são muito conservadores e reaccionários para financiar um projecto que visa a transformação qualitativa do mundo. Aquilo que não consegui realizar no mundo real pode talvez ser realizado no mundo virtual que ultrapassa as barreiras físicas e psicológicas de Portugal; pelo menos, esta é a minha derradeira esperança.

J Francisco Saraiva de Sousa

5 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Bem, de certo modo, tenho colaborado com um grupo marxista alemão, mas nem sempre concordo com a justeza das causas. Além disso, desejo uma comunidade de língua portuguesa. O grupo francês com o qual tenho colaborado também tem uma orientação que me é estranha no essencial. Acho que sou mais lúcido do que eles! Acho, apenas isso!

Jorge Willian disse...

Aqui no Brasil temos um grupo que criou uma plataforma para publicar a produção de marxistas on linee se chama Marxismo21. Vale conhecer.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ok vou ver. :)

Paulo disse...

Olá Francisco,
poderia, se possível, por favor, fazer uma lista de blogs marxistas.

;)

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Olá Paulo,

Infelizmente não há muitos blogs marxistas no sentido filosófico: tenho alguns adicionados na lista.