tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post4448208491432752730..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Searle e o Mito da Concepção Científica do MundoJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger35125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-61092649090323939472008-01-31T23:10:00.000+00:002008-01-31T23:10:00.000+00:00Ah, agora me lembro: já provei alfarrobas mas pref...Ah, agora me lembro: já provei alfarrobas mas prefiro chocolate mesmo. :)))J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-33647808980658901742008-01-31T23:02:00.000+00:002008-01-31T23:02:00.000+00:00Ah não ? Peça ao seu irmão que lhe leve uns biscoi...Ah não ? Peça ao seu irmão que lhe leve uns biscoitos delas de Querença ou de S Brás ! Verá que se converte...:))<BR/><BR/>Já acabei o meu "Sol e Sal"...vou rever e publicar...brincadeiras à parte, por vezes tenho a sensação de que a história tende a esquecer as coisas que correm bem e o que nunca falha...será pré-deformação jornalistica com propensão para as noticias catastrofistas ??<BR/>:)Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-21297497259504659902008-01-31T22:48:00.000+00:002008-01-31T22:48:00.000+00:00Nunca comi "alfarroba"! Não soa bem! :(Nunca comi "alfarroba"! Não soa bem! :(J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-55041372244193558762008-01-31T22:47:00.000+00:002008-01-31T22:47:00.000+00:00Não gosto de ser "slave". só "master"! :)))Não gosto de ser "slave". só "master"! :)))J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-46193759350124241402008-01-31T22:00:00.000+00:002008-01-31T22:00:00.000+00:00Claro. Não tenho empregados. Quer ser meu escravo,...Claro. Não tenho empregados. Quer ser meu escravo, Francisco? Eu juro que lhe dava um tempinho para vir ao blog escrever ensaios sobre filosofia da mente.E. A.https://www.blogger.com/profile/10998297156907464840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-53036891231644288282008-01-31T21:29:00.000+00:002008-01-31T21:29:00.000+00:00Olá Papillon!Obrigado ! Já estou no café...um beli...Olá Papillon!<BR/><BR/>Obrigado ! Já estou no café...um belissimo arábica puro da Jamaica ( Blue Mountain ) com uma bolacha de alfarroba...:))<BR/><BR/>Tentados ??<BR/><BR/>Agora, enquanto o Francisco trata do corpo ao Sartre, eu vou escrever "Sol e Sal", que foram o trampolim do Ocidente...até já !Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-21576775702416103532008-01-31T21:01:00.000+00:002008-01-31T21:01:00.000+00:00Fazer o jantar? Linda menina! :)))Fazer o jantar? Linda menina! :)))J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-5119377845035315302008-01-31T20:35:00.000+00:002008-01-31T20:35:00.000+00:00Penrose diz que a mente n é assimilável por um qua...Penrose diz que a mente n é assimilável por um qualquer software, é certo, mas tenta reduzir os fenómenos da consciência às leis quânticas, algo que n conseguiu... mas talvez alguém consiga!<BR/><BR/>Olá Manuel, bom apetite, tb vou fazer o meu jantar.E. A.https://www.blogger.com/profile/10998297156907464840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-80555200603689041082008-01-31T20:23:00.000+00:002008-01-31T20:23:00.000+00:00Olá, gente boa !Vão jantar uma carne à Sartre ?!Hu...Olá, gente boa !<BR/><BR/>Vão jantar uma carne à Sartre ?!<BR/><BR/>Hummm...um menu antropófago...ainda bem que estou longe....::)))<BR/><BR/>Isto não é um comentário, apenas para os cumprimentar. <BR/>Já cá volto para a sobremesa !Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-8151178357867327212008-01-31T19:51:00.000+00:002008-01-31T19:51:00.000+00:00Sim, é muito forte Sartre! Vou editar um post sobr...Sim, é muito forte Sartre! Vou editar um post sobre o corpo em Sartre, mas ainda não o revi. :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-76204005779420676122008-01-31T19:46:00.000+00:002008-01-31T19:46:00.000+00:00Em relação ao corpo de outrem penso que Sartre sai...Em relação ao corpo de outrem penso que Sartre saiu-se melhor com a fenomenologia da alteridade, em o ser e o nada, tentando fazer uma aproximação entre Husserl e Hegel (être pour autrui)Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-17000452842297922202008-01-31T19:40:00.000+00:002008-01-31T19:40:00.000+00:00Merleau-Ponty trabalhava numa "ontologia do ser br...Merleau-Ponty trabalhava numa "ontologia do ser bruto e do logos" e provavelmente a carne fosse a via seguida... A obra está inacabada e é extremamente tensa...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-80729281512155067832008-01-31T19:36:00.000+00:002008-01-31T19:36:00.000+00:00Retomada por Husserl na sua 6ª Meditação Cartesian...Retomada por Husserl na sua 6ª Meditação Cartesiana, onde avança como o "análogo": o problema do alterego e do corpo de outrem. :)))J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-18309379559098171922008-01-31T19:33:00.000+00:002008-01-31T19:33:00.000+00:00sim, mas eu não traduzo corpo no sentido de carne....sim, mas eu não traduzo corpo no sentido de carne. A corporalidade está para lá da carne.<BR/><BR/>Descartes é genial na 6ª meditaçãoFernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-79740369132463989062008-01-31T19:25:00.000+00:002008-01-31T19:25:00.000+00:00Merleau-Ponty diz: "o mundo é carne", a qual não é...Merleau-Ponty diz: "o mundo é carne", a qual não é matéria, não é espírito, não é substância. Filosofia da carne! Carne, o meio formador do sujeito e do objecto! Refere-se a este Ponty, F. Dias?J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-7115851784940585992008-01-31T19:18:00.000+00:002008-01-31T19:18:00.000+00:00Ai, Papillon, mas o Heisenberg e o Penrose aceitam...Ai, Papillon, mas o Heisenberg e o Penrose aceitam a "consciência" e o último não a quer reduzir a um programa: negação da mente computacional dos zombies!<BR/>Mas tem razão: o dualismo é descartado mas ninguém o supera. Descartes era genial! :)))J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-41106419969889718942008-01-31T19:05:00.000+00:002008-01-31T19:05:00.000+00:00Penrose deve-nos a mecânica quântica não-computaci...Penrose deve-nos a mecânica quântica não-computacional que complete a clássica! :))J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-69494132644902668322008-01-31T19:02:00.000+00:002008-01-31T19:02:00.000+00:00Husserl é um fenomenólogo transcendental e como ta...Husserl é um fenomenólogo transcendental e como tal foi desmontado por Adorno.<BR/>Merleau-Ponty procurava uma fuga quando morreu: "Visível e Invisível". A sua fenomenologia, mesmo no seu período husserliano, era existencial, influenciada pelo Ser e o Nada de Sartre, bem como por Heidegger.<BR/>Mas o corpo tem "centro", a menos que se recorra à "cabala" e outras seitas, o que ele fez ou fazia antes de morrer. A dialéctica permite mediar essa oposição.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-73595876091280720072008-01-31T19:00:00.000+00:002008-01-31T19:00:00.000+00:00Exacto, é como diz: o dualismo nunca foi desmentid...Exacto, é como diz: o dualismo nunca foi desmentido, daí ter evocado os arqueólogos do pensamento, os filósofos da natureza, os sábios pré-socráticos.<BR/>Negar a consciência, ou reduzi-la à sua fisicidade é um absurdo. Penrose, tal como Heisenberg, aludem à física quântica para superar o dualismo, mas são ineptos...E. A.https://www.blogger.com/profile/10998297156907464840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-45854377433385355182008-01-31T18:56:00.001+00:002008-01-31T18:56:00.001+00:00Deste modo, podemos reformular o problema cérebro/...Deste modo, podemos reformular o problema cérebro/mente e contribuir para a mudança social qualitativa, deixando a consciência antecipante "criar" o futuro... O materialismo "auto-supera-se" e conservamos a "magia", o encanto...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-36366360929965358412008-01-31T18:56:00.000+00:002008-01-31T18:56:00.000+00:00Concordo com a penúltima entrada : ela não se expl...Concordo com a penúltima entrada : ela não se explica a si mesma.<BR/>Mas curiosamente a filosofia da mente americana (lato senso) ainda mantém a dualidade entre noções de sujeito e objecto. Sartre também. Mas Merleau-Ponty parece que não. Ou estou equivocado? O que é que lhe parece?<BR/><BR/>Na última entrada: Esta versão de Merleau-Ponty é hegeliana. A outra é husserlianaFernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-41017961555629300442008-01-31T18:51:00.000+00:002008-01-31T18:51:00.000+00:00Trata-se de retomar a fenomenologia da consciência...Trata-se de retomar a fenomenologia da consciência, indo até Hegel. Merleau-Pnty dizia que "O Capital é uma "Fenomenologia do Espírito" concreta". Interessante!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-62050774490213781202008-01-31T18:41:00.000+00:002008-01-31T18:41:00.000+00:00Em suma, a "filosofia da mente" tal como praticada...Em suma, a "filosofia da mente" tal como praticada nos USA é profundamente ideológica e reaccionária, porque bloqueia a capacidade humana para mudar o mundo. Paradoxalmente, ela não se explica a si mesma!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-19646382183109464182008-01-31T18:38:00.000+00:002008-01-31T18:38:00.000+00:00Sim, a gnose tal como vista por Hans Jonas. Mas is...Sim, a gnose tal como vista por Hans Jonas. Mas isso não significa adesão: apenas retomar a sua carga explosiva, politicamente explosiva.<BR/>Merleau-Ponty e Sartre são dois ponto-de-partida! E Marx... sempre como orientação de fundo!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-35072188076491402042008-01-31T18:32:00.000+00:002008-01-31T18:32:00.000+00:00Dualismo gnóstico? Séc II.Fenomenologia do "entre-...Dualismo gnóstico? Séc II.<BR/>Fenomenologia do "entre-deux" merleaupontiano?Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.com