tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post5085782550077773811..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Stephen Toulmin: Lógica e JurisprudênciaJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-78711188604753255112008-09-29T17:35:00.000+01:002008-09-29T17:35:00.000+01:00Ah, um conselho: o ensino de Lógica Simbólica nos ...Ah, um conselho: o ensino de Lógica Simbólica nos cursos de filosofia e de humanidades deve começar pelos cálculos axiomatizados: a aprendizagem torna-se mais sólida e segura. começar por regras de inferência ou argumentos exemplificados é um erro.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-58648218216691946992008-09-29T17:24:00.000+01:002008-09-29T17:24:00.000+01:00Oi AmigosConclui o post, mas numa outra oportunida...Oi Amigos<BR/><BR/>Conclui o post, mas numa outra oportunidade vou procurar explicitar a teoria da argumentação de Toulmin e as suas consequências para a epistemologia. Prometo também confrontar a retórica com a perspectiva de Adorno. Penso dedicar alguns pists a Perelman.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-72502310509106162912008-09-28T22:14:00.000+01:002008-09-28T22:14:00.000+01:00Boa noite!Admiro esta sua confiança no resgate do ...Boa noite!<BR/>Admiro esta sua confiança no resgate do mundo. Paralelemante ao da Filosofia, o trilho da Poesia parece-me muito, muito viável.<BR/><BR/>...também tenho saudades, F... :-(Denisehttps://www.blogger.com/profile/03382140345974903230noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-53106693237483132002008-09-28T18:06:00.000+01:002008-09-28T18:06:00.000+01:00Boa Tarde Fraulein ElseSim, Gadamer também tratou ...Boa Tarde Fraulein Else<BR/><BR/>Sim, Gadamer também tratou desse problema e já postei sobre ele. Hoje não sei se me apetece terminar o post. :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-17715732762450746942008-09-28T13:32:00.000+01:002008-09-28T13:32:00.000+01:00Sim, quem pensou nisso foi Gadamer. Bom dia a todo...Sim, quem pensou nisso foi Gadamer. <BR/><BR/>Bom dia a todos!Fräulein Elsehttps://www.blogger.com/profile/01875375343986846693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-62167488051875892922008-09-28T13:00:00.000+01:002008-09-28T13:00:00.000+01:00Olá Fernando DiasVejo que nos aproximamos cada vez...Olá Fernando Dias<BR/><BR/>Vejo que nos aproximamos cada vez mais. Vamos continuar a lutar contra certas fraudes. O meu programa agora é resgate do mundo comum e do senso comum, o que não implica abandono da ciência, apenas a sua relativização, como diz.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-74453731585723736892008-09-28T12:47:00.000+01:002008-09-28T12:47:00.000+01:00Interessante.Como podemos fugir à fraude à medida ...Interessante.<BR/>Como podemos fugir à fraude à medida que nos vamos transformando num clube de gente respeitadora ?<BR/>Com a era moderna a razoabilidade das narrativas foi perdendo solidez em relação à racionalidade científica e lógica formal. As abstracções lógicas ganharam o estatuto de aplicação universal.<BR/>Todavia, com esta abordagem de Francisco vislumbra-se a possibilidade de colocar a argumentação formal no contexto humano situado e vivenciado, relativizando-lhe o seu carácter abstracto. As verdades partindo de bocas diferentes, podem ter significados diferentes.Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-3483629615554647872008-09-28T11:59:00.000+01:002008-09-28T11:59:00.000+01:00Bom Dia DionisoToulmin chama "cálculo congelado" à...Bom Dia Dioniso<BR/><BR/>Toulmin chama "cálculo congelado" à lógica simbólica e diz que, tal como está, não serve de nada para a avaliação prática dos argumentos que deve ser sempre contextualizada. Não é a coerência discursiva que está em questão, mas a função crítica da razão.<BR/><BR/>No fundo, há uma ligação com o post anterior: a razão como senso comum (Hannah Arendt), e um retomar por parte da retórica de Aristóteles contra Platão e Descartes: a episteme cede lugar à phronesis.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-49939746167089739342008-09-28T11:20:00.000+01:002008-09-28T11:20:00.000+01:00Muito bem.Com tudo isto perdemos a possibilidade d...Muito bem.<BR/><BR/>Com tudo isto perdemos a possibilidade da verdade e da mentira (epistemológicas) e ganhamos essa boa ambiguidade, que nos fragiliza é verdade (aqui no seu uso retórico), mas também instaura a preciosa liberdade humana. <BR/><BR/>É claro que reconheço a importância da coerência discursiva, a relevância de uma certa adequação entre as "proposições" e a "realidade", mas também sei que a formalização excessiva da linguagem conduz ou à esterilidade ou a ordenações maníacas perigosas para a democracia e a liberdade humanas.Victor Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/11078787972961500384noreply@blogger.com