tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post5198144234157069180..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Escola do Porto e Antropologia ExistencialJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger36125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-25797684805193624702010-01-18T16:50:22.447+00:002010-01-18T16:50:22.447+00:00A unidade da filosofia portuense está garantida, p...A unidade da filosofia portuense está garantida, porque interpreto o regresso ao lar de Junqueiro como um regresso a si-mesmo! Exílio e redenção: a transformação do eu social em eu fundamental implica um afastamento da sociedade estabelecida, de modo a preparar a subjectividade rebelde para um novo mundo social. Neste sentido, o regresso do humanismo cristão seria uma repetição que o criacionismo de Coimbra não tolera, como se vê pela crítica que dirige ao eterno retorno de Nietzsche. Dessocializar o self sem o desumanizar para o preparar para a grande recusa! O humanismo teocêntrico faz assim sentido, porque implica um salto qualitativo!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-932753471084487362010-01-18T16:37:55.063+00:002010-01-18T16:37:55.063+00:00Ah, em termos de procedimento hermenêutico, atribu...Ah, em termos de procedimento hermenêutico, atribui a valência máxima à obra "A Alegria, a Dor e a Graça", onde descubro a chave da leitura que fiz da filosofia de Coimbra: aceito o Cristo que é aqui apresentado, destacando que a ontologia geral é levada a cabo a partir de uma ontologia fundamental - a da existência humana. Coimbra liga-se a Heidegger!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-16940232470432908072010-01-18T16:01:25.028+00:002010-01-18T16:01:25.028+00:00A medida do homem é Deus, a grande fábula que criá...A medida do homem é Deus, a grande fábula que criámos para fazer face à angústia e ao desamparo. Eis qaqui outro conceito meu: o sem-abrigo - o homem como ser sem-abrigo que subjaz ao despojamento quase visto como uma redução fenomenológica! Ah, afinal a minha filosofia reside na arte de bem-violar! :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-14773088815750044702010-01-18T15:58:19.090+00:002010-01-18T15:58:19.090+00:00Ah, quando falei do homem como ser relativo a Deus...Ah, quando falei do homem como ser relativo a Deus pensava na referencialidade de Rilke: foi na sua poesia que descobri essa referência, bem como na de Hölderlin.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-8791395805307794692010-01-18T15:55:00.359+00:002010-01-18T15:55:00.359+00:00Há um Porto Socialista que ainda não foi bem anali...Há um Porto Socialista que ainda não foi bem analisado!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-26018601426228916332010-01-18T15:53:04.018+00:002010-01-18T15:53:04.018+00:00Ah, outra coisa: Coimbra não compreendeu o marxism...Ah, outra coisa: Coimbra não compreendeu o marxismo - aspecto que omiti aqui no âmbito do antropolatrismo - e, quando analisa O Capital, diz disparate, embora fale da divisão social do trabalho e do trabalho e critique a razão identitária. Aliás, se o tivesse compreendido, teria refeito a sua crítica do cousismo, captando a dialéctica genuína. O regresso ao catolicismo é, ele próprio, cousismo: uma das causas do atraso de Portugal! Há muito trabalho hermenêutico a realizar, mas só pode ser realizado quando nos libertarmos dos có-cós que dominam as instituições nacionais.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-54158043400263710192010-01-18T15:36:16.257+00:002010-01-18T15:36:16.257+00:00Coimbra coloca o problema da ciência em termos int...Coimbra coloca o problema da ciência em termos interessantes: a distinção entre ciência e cientismo, este último entendido como a ideologia espontânea dos cientistas. E acusa Bergson de ter identificado os dois termos, condenando a ciência. Coimbra assume a defesa da relatividade e da mecânica quântica, mas esquece que a sua última visão da criação vai contra a ciência biológica. Eis a questão: a filosofia deve ater-se à ciência ou ser livre para pensar?!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-48450232557359495282010-01-18T15:29:26.703+00:002010-01-18T15:29:26.703+00:00Bem, esta leitura teve como objectivo evitar o reg...Bem, esta leitura teve como objectivo evitar o regresso do tomismo e da escolástica - a doença da alma lusa! A invenção do termo criacionismo foi infeliz, porque implica o regresso da criação do mundo por Deus que Leonardo acaba por namorar sem apreender a faculdade fabuladora do homem, bem explicitada por Bergson: o universo como máquina produtora de deuses que ajuda a contornar a angústia. O amor ao homem não é solução, porque o amor é uma adição que, levada ao extremo, produz promiscuidade sexual universal, precisamente o erotismo consumista que Coimbra critica. Interpretar uma obra é libertá-la dos seus desvios intoleráveis e actualizá-la em função dos novos conhecimentos adquiridos. O substancialismo dinâmico foi colocado de forma breve e forte por Guerra Junqueiro.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-11994465784076271042010-01-17T20:10:36.934+00:002010-01-17T20:10:36.934+00:00Temos diversas oposições que se articulam: mente a...Temos diversas oposições que se articulam: mente aberta - mente fechada, sociedade aberta - sociedade fechada, eu individual - eu social, religião dinâmica - religião estática, moral aberta - moral fechada, liberdade - obediência, etc.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-12103912695688433762010-01-17T20:05:32.108+00:002010-01-17T20:05:32.108+00:00Bem, até estou a ser tentado a aprofundar a teoria...Bem, até estou a ser tentado a aprofundar a teoria dos dois si mesmo, porque, ao contrário do que se pensa, o "anarquismo" espreita o pensamento de Bergson e de Coimbra! Adoro toda a conflitualidade interna humana: conflito de motivações, conflito de eus, conflito energético total<br />!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-38738255681558169232010-01-16T16:04:24.097+00:002010-01-16T16:04:24.097+00:00O post está finalmente concluído - não posso desen...O post está finalmente concluído - não posso desenvolver as últimas noções introduzidas: Leonardo Coimbra foi liberto para o pensamento genuíno. Missão cumprida! :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-87399241772732435932010-01-15T21:15:44.918+00:002010-01-15T21:15:44.918+00:00Yeah
Como ja sugeri, tratar-se-ia de linkar este b...Yeah<br />Como ja sugeri, tratar-se-ia de linkar este blog a partir do facebook, e nao mudar de plataforma.. o.O<br />Tenho lá um amg recente, da Ontologia Fractal, q tb gostou do seu blog. Take a look http://mecanosfera.wordpress.com/<br /><br /><br />;)<br /><br /><br />Bom fds \0/Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-20952349629787250562010-01-15T20:26:09.100+00:002010-01-15T20:26:09.100+00:00Acabo daqui a pouco ou amanhã! Foi divertido viaja...Acabo daqui a pouco ou amanhã! Foi divertido viajar pelo pensamento de Coimbra, mas já não vou desenvolver cabalmente a crítica da vida quotidiana e do eu social. Logo vejo!<br /><br />Sr<br /><br />Vou pensar noutra plataforma, mas estou a ter larga audiência.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-86303444246386467552010-01-15T11:21:21.217+00:002010-01-15T11:21:21.217+00:00Bom dia!
so pra deixar um link q um colega facebo...Bom dia!<br /><br />so pra deixar um link q um colega facebook partilhou http://saavedrafajardo.um.es/BIBLIOTECA/IndicesW.nsf/FCoimbraW2?Openform<br /><br /><br />:)Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-56118355425641856912010-01-14T20:41:08.455+00:002010-01-14T20:41:08.455+00:00Sobre a tal passagem do k.korsh, na qual denuncia ...Sobre a tal passagem do k.korsh, na qual denuncia a imensa flexibilidade e capacidade do capitalismo americano para neutralizar e absorver todas as oposiçoes e divergencias:<br /><br />« Na Europa existe uma oposição legitima entre a teoria estática e a teoria dinâmica. A primeira oferece uma solução técnica racional para os problemas actuais enquanto a última expõe a irracionalidade daquelas soluções técnicas perante os problemas reais. Nos Estados Unidos, contudo, não há lugar para esta coexistência. Há muitas actividades pressupostas como a correcção contínua de factos investigados; a descoberta de novos campos científicos e a aplicação de novos métodos, é uma absorção imediata de tendências contra-culturais; uma saturação de tudo quanto é anómalo e ilegal: a institucionalização do negócio, da política, da corrupção, do poder e da criminalidade. Sob estas circunstâncias, as novas ideias não precipitam conflitos ou pressões; meramente fornecem a ração diária de » o.O<br /><br /><br />LOL, a tal associação q fiz com este seu blog, foi por isso esta: a de ficar aqui, por vezes, a pregar sozinho no deserto. :)<br />Há q projectar estes assuntos e este blog para outras plataformas - facebook e outros do genero - ou vai cair na mesmissima situação como o adorno, horkheimer, debord e outros o.O<br /><br /><br />Asta 0/Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-14424810557519719372010-01-14T20:38:56.472+00:002010-01-14T20:38:56.472+00:00Este comentário foi removido pelo autor.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-66015540486491658712010-01-14T20:26:28.783+00:002010-01-14T20:26:28.783+00:00Sim, mas o mal está no sistema e n propriamente no...Sim, mas o mal está no sistema e n propriamente no capitalista, já q este, e como bem notaram os da teoria critica, está tb preso no sistema e na implicação de relaçoes. <br />É a tal questão da dialectica como totalidade que deve determinar o sujeito(aqui sao marxistas e n so hegelianos, pois)<br />Ainda na msm onda, olhe o q conta um tal gustav janouch sobre uma conversa com kafka, em q este teria afirmado <br />« O capitalismo é um sistema de relações, que partem de dentro para fora, de fora para dentro, de cima para baixo e de baixo para cima. Tudo é relativo, tudo está preso. O capitalismo é uma condição tanto do mundo como da alma.»Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-79694907815707155802010-01-13T23:38:36.035+00:002010-01-13T23:38:36.035+00:00Sim, Adorno pensa o exílio linguístico - a saudade...Sim, Adorno pensa o exílio linguístico - a saudade da língua materna, o alemão. Marcuse morreu a falar inglês, mas Adorno e Horkheimer viram no regresso à pátria o regresso à língua alemã - a única capaz de dizer o pensamento filosófico! Para eles, viver nos USA foi um exílio: Sampaio sabia o que era isso. E nós também... Portugal é o nosso exílio mental! Porugal mata a inteligência e o pensamento e só sabe conjugar um verbo - roubar, roubar, roubar!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-44677357450183207422010-01-13T23:27:41.825+00:002010-01-13T23:27:41.825+00:00Objectivamente, não pudemos esperar que estes velh...Objectivamente, não pudemos esperar que estes velhos corruptos e incompetentes que nos governaram morram para mudar Portugal: é preciso expulsá-los e condená-los à penúria que geraram para os outros. Eles liquidaram todas as outras duas ou três gerações: Portugal não tem por isso futuro, porque as novas gerações são burrecas. É preciso arriscar e ver o que sucede - pode existir alguma massa cinzenta escondida! Os economistas e gestores devem ser abatidos - eles geraram a pobreza real e a sua vergonha que aprisiona as pessoas que se entregam ao consumo estúpido - pobres sem nada de seu que pensam ser alguém porque consomem e se auto-consomem. Um horror o futuro!<br /><br />Aliás, a blogosfera e a internet confirmam esse estilo de vida: apropriar-se do que é dos outros, como se fosse seu. O indivíduo foi literalmente liquidado - não há autor mas um serviço público que abastece os burrecos com ideias alheias! Não há dignidade humana!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-33199613305582092212010-01-13T23:14:12.866+00:002010-01-13T23:14:12.866+00:00E a natureza mata, como vemos no caso do terramoto...E a natureza mata, como vemos no caso do terramoto no Haiti: a finitude radical tem sido descurada pelo pensamento neoliberal. A noção de eternidade que surgiu com a sociedade da informação foi uma armadilha neoliberal total - pura ideologia usada para a acumulação corrupta de capital. Do romantismo até ao marxismo, todos odiamos o capitalismo! A luta contra a morte e o envelhecimento é estupidez total. Portugal muda no dia em que tiver coragem para despedir os velhos corruptos que governaram como se fossem a última geração! A violência é a mãe da mudança! Violência é humanismo revolucionário!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-34760423082042785492010-01-13T23:05:29.602+00:002010-01-13T23:05:29.602+00:00Ya - Se Pinto da Costa não contratar novos jogador...Ya - Se Pinto da Costa não contratar novos jogadores, estamos lixados. Há apito encarnado, mas a equipa não anda a jogar bem!<br /><br />Ah, se dissolvo alguma coisa é a falta de bom-senso das classes dirigentes! Portugal pós-25 de Abril foi um fracasso total e consumou a destruição da cultura e da oposição. Consenso significa corrupção e saque: esse um dos traços desta triste democracia!<br /><br />O capitalismo é destrutivo! :(J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-86788080147275909742010-01-13T21:35:14.349+00:002010-01-13T21:35:14.349+00:00Entao o FCP?? lol... Adiante :)
Ontem, li uma pass...Entao o FCP?? lol... Adiante :)<br />Ontem, li uma passagem duma carta do K Korsh ao Paul Partos sobre a capacidade do capitalismo pra dissolver toda a oposição, q me fez lembrar este blog :)<br />Já é tarde pra mim, mas amanhã eu transcrevo.<br />Foi qd tava tb a ler sobre a ma experiencia americana do Adorno e qd ele se sai com esta mt gira « Tornou-se tb claro para o intelectual do estrangeiro, que ele deve erradicar-se como um ser autónomo, se espera realizar alguma coisa ou ser aceite como um empregado do super-trust em q a vida se condensou(...)»<br /><br />^^<br /><br /><br />Asta 0/Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-48533981680403283122010-01-13T19:04:21.939+00:002010-01-13T19:04:21.939+00:00Eu posso violar o legado porque nasci para pensar....Eu posso violar o legado porque nasci para pensar. Para mim, pensar não é um esforço; é um prazer só meu! A dialéctiva volta-se para o seu momento individualista! Mas esse é o meu pensamento que preside a tudo o que penso e escrevo! Um guardião pode violar - tudo é-lhe permitido, a começar pela transmissão do legado. :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-49804451384836867522010-01-13T19:00:11.696+00:002010-01-13T19:00:11.696+00:00Ah, estou como o tempo: copiosamente chuvoso e mui...Ah, estou como o tempo: copiosamente chuvoso e muito frio, mas caminho em frente. Acabei de dar um puxão de orelha a L. Coimbra, e subverti-o. Vou usar o seu pensamento para o violar hermeneuticamente, dando-lhe outra possibilidade de vida. :)<br /><br />Afinal, já estou na posse dos conceitos que me permitem libertar a filosofia portuense!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-80020202892754357872010-01-11T17:56:35.185+00:002010-01-11T17:56:35.185+00:00Ah, Coimbra vê a filosofia de Nietzsche como uma f...Ah, Coimbra vê a filosofia de Nietzsche como uma filosofia da vontade de domínio, usando Bergson para acentuar o cientismo de Nietzsche e o seu cousismo. Leitura interessante!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.com