tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post5798383282885602698..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Mass Media e Formação do SelfJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger31125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-50972003738173216082008-04-03T23:54:00.000+01:002008-04-03T23:54:00.000+01:00Boa Noite Manuel e Frenando DiasEu cá fico a ver s...Boa Noite Manuel e Frenando Dias<BR/>Eu cá fico a ver se edito qualquer coisa sobre a Nova/Velha Corrupção Nacional: O Apito Final (a justiça desportiva da Liga) e a sua coincidência com a chamada "justiça criminal" que envolve Pinto da Costa. Isto vai fazer estragos no PS que consente autisticamente a CORRUPÇÃO NACIONAL infiltrada no Estado de Lisboa. Estranho com o PM José Sócrates permite esta campanha lisboeta quando ele também foi alvo de uma suspeita público-mediada! A conspiração lisboeta domina Portugal, este país de bananas.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-10321584863315022512008-04-03T23:37:00.000+01:002008-04-03T23:37:00.000+01:00Pois lamentavelmente o meu self teve o dia tão ata...Pois lamentavelmente o meu self teve o dia tão atarefado em manutenções várias que não teve condições de participar devidamente nesta interacção de selves em suporte de segunda geração...:))<BR/><BR/>Observo com gosto que apesar das desnecessarias dores de cabeça decorreu com o bom nivel habitual.<BR/><BR/>Ainda tentei fazer um post sobre certa dicotomia mas só saiu metade...Amanhã haverá outras marés...<BR/><BR/>Boa noite, Carissimos !Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-82310449244361293942008-04-03T22:43:00.000+01:002008-04-03T22:43:00.000+01:00Bom, por hoje fico por aqui.Se calhar não consegui...Bom, por hoje fico por aqui.<BR/>Se calhar não conseguimos descobrir a essência da identidade pessoal. Pode ser como Santo Agostinho em relação ao tempo. Sei reconhecê-la mas não sei o que é.<BR/>Uma boa noite.Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-21267730056183175822008-04-03T22:24:00.000+01:002008-04-03T22:24:00.000+01:00Tem razão, o passado não é tão terrível como isso....Tem razão, o passado não é tão terrível como isso. Mas de facto o sistema de justiça português é ainda muito reaccionário. Ainda não mudou em relação a um certo paradigma, que para não ter que adjectivar digo que neste campo tenho boa impressão das ideias de Marinho Pinto.Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-15586260889962040162008-04-03T22:15:00.000+01:002008-04-03T22:15:00.000+01:00Sim, HUMANO.Não conheço esse autor mas deve ser o ...Sim, HUMANO.<BR/>Não conheço esse autor mas deve ser o Prémio Nobel! Infelizmente não o li.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-19023673272916482522008-04-03T22:12:00.000+01:002008-04-03T22:12:00.000+01:00Fernando Diasjá reparou que temos ou tinhamos um S...Fernando Dias<BR/><BR/>já reparou que temos ou tinhamos um Sistema Nacional de Saúde e um Sistema de Ensino Público. Duas boas ideias, duas boas realidades que poderiam ser sempre melhoradas sem se tornarem onerosas. Mas nunca tivemos um Sistema Público de JUSTIÇA. as reformas avançam menos a da "justiça". Sintomático: o Direito é por natureza Burguês. Pura ideologia! O povinho vai para a prisão por pouco; os corruptos do poder são impunes. Marx sempre viu isso logo nos escritos de juventude. A ideologia jurídica marca a filosofia, a começar por a de Kant. Basta ler a Metafísica dos Costumes! A propriedade. O contrato: a tal paz em vez da guerra. As classes dirigentes são muito pacíficas quando conseguem convencer os escravos a aceitar (pacificamente) a escravidão e as punições sempre que desobedecem. Quando na verdade a Pobreza é uma invenção capitalista. O meu resgate do Passado tem essa mensagem: o passado não é tão terrível quanto dizem. A abundância é falsa!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-8857966205699042302008-04-03T22:04:00.000+01:002008-04-03T22:04:00.000+01:00Este comentário ainda se refere ao antepenúltimo.O...Este comentário ainda se refere ao antepenúltimo.<BR/>Ou será o contrário, mais humano que animal.<BR/>Orhan Pamuk no livro NEVE, aborda o tema do suicídio de raparigas islamistas no leste da Turquia por causa do regime ataturkiano lhes proibir o uso do véu. Recomendo este livro, não só por ser para mim o melhor que li dele, mas por nos dar a perceber o que se está a passar neste momento na Turquia, e ao fim de contas com a cruzada suicidária islamista.Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-8799949728592880242008-04-03T21:53:00.000+01:002008-04-03T21:53:00.000+01:00E eis porque não gosto da via do consenso de Haber...E eis porque não gosto da via do consenso de Habermas: moçinho satisfeito com a ordem estabelecida! Muito mariquinhas...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-54049510844179512572008-04-03T21:51:00.000+01:002008-04-03T21:51:00.000+01:00Isto vem a propósito da minha preocupação com o de...Isto vem a propósito da minha preocupação com o destino do Ocidente.<BR/>Esta PAZ em que vivemos faz-me lembrar a "paz romana": o Império era dado como garantido. As elites ocidentais corrompidas e decadentes dão o sistema como garantido e, no entanto, houve o 11 de Setembro (ameaça externa). Bush reage e invade o Iraque: os europeus dividem-se e criticam Israel.<BR/>Mário Soares fez isso ontem. Estes dirigentes não estão preocupados; apenas procuram viver bem a sua vidinha exploradora.<BR/>Também aqui sou dialéctico: os USA reagiram, as coisas estão mais sossegadas, parece haver mais atenção e cuidado... Afinal, esses ataques podem ser "bons": funcionam como despertadores... Heráclito bem sabia que a guerra era o pai de todas as coisas... A PAZ mata a humanidade! Luta... e trabalho...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-86721023649807258282008-04-03T21:40:00.000+01:002008-04-03T21:40:00.000+01:00O suicídio como acto supremo da liberdade é uma ar...O suicídio como acto supremo da liberdade é uma arma eficaz contra o sistema de exploração. Não há nenhuma ideologia que aceite o suicídio. Porquê? Porque (suspendo o aspecto psicobiológico) é a única coisa que podemos fazer para evitar a escravatura. As elites temem perder os seus escravos. A outra arma é o homicídio: matar o que nos explora. Esta é uma dinâmica muito animal, mas como armas políticas revelam a grandez HUMANA.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-66192372871930467262008-04-03T21:33:00.000+01:002008-04-03T21:33:00.000+01:00O determinismo em Marx é complicado e penso que só...O determinismo em Marx é complicado e penso que só podemos exorcizar esse problema recorrendo à dialéctica da necessidade e da liberdade. Althusser no final da vida procurou elaborar um "Materialismo aleatório"... Penso que o determinismo pode ser, ele próprio, uma crença ideológica. Afinal, podemos ser como o protagonista de TaxiDriver: pegamos numa metralhadora e matamos antes de pormos termo à nossa própria vida: acto de liberdade plena. Decidir morrer: uma ideia hegeliana!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-25045850016581109412008-04-03T21:17:00.000+01:002008-04-03T21:17:00.000+01:00Obrigado Francisco, já estou a melhorar, mas tive ...Obrigado Francisco, já estou a melhorar, mas tive que tomar paracetamol.<BR/>Estou a reflectir sobre a Liberdade e sobre a compatibilidade do conceito de Liberdade com o conceito de Determinismo. Marx era um determinista, mas Sartre não era. Concorda comigo? Ou estes chavões fazem pouco sentido?<BR/>Estou-me a lembrar da trilogia de Sartre – Os Caminhos da Liberdade.Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-64641108501903849382008-04-03T20:32:00.000+01:002008-04-03T20:32:00.000+01:00Fernando DiasEspero que as dores de cabeça lhe ten...Fernando Dias<BR/><BR/>Espero que as dores de cabeça lhe tenham passado!<BR/>Aquilo que escrevi a propósito de Derek decorre da tese de Marx fundamental: O sistema capitalista libertou os servos. Mas essa liberdade cedida significa que eles foram despojados da terra e dos meios de produção e obrigados a ir para a cidade onde tinham de vender a sua própria força de trabalho (o seu corpo e a força muscular) para sobreviver. Esta liberdade é falsa, porque na realidade não são livres. É por isso que a filosofia burguesa é dualista: este dualismo reflecte o direito à não-liberdade real. E o corpo foi o primeiro a ser alienado do seu "proprietário" e a mente colonizada por uma ideologia que subtilmente procura levar os colonizados a aceitar essa fatalidade de serem despojados como algo natural ou estipulado por Deus. O dualismo só pode ser "superado" na realidade transformada.<BR/>Ainda ontem ouvi Mário Soares fazer o elogio da LIBERDADE e da PAZ, mas na realidade não somos livres, até porque há muito desemprego e miséria e muita riqueza concentrada em poucas mãos, e a PAZ tornou-se a ideologia do poder estabelecido que nos diz "Aceita o sistema, Não desobedeças". Claro, Sartre sabia isso e, por isso, pregava o recurso à violência! A ideologia não pode ser negligenciada, porque esse lapso é fatal para o mundo.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-56189273048994491142008-04-03T19:29:00.000+01:002008-04-03T19:29:00.000+01:00PapillonEstamos de acordo: as duas faces da "moeda...Papillon<BR/><BR/>Estamos de acordo: as duas faces da "moeda". Moeda? Claro, vivemos numa sociedade capitalista em que a quantidade oprime a QUALIDADE. Consciência coisificada a das pseudo-elites! :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-29003635301501368772008-04-03T19:25:00.000+01:002008-04-03T19:25:00.000+01:00Olá caríssimos!Este tema, já abordado por si por o...Olá caríssimos!<BR/><BR/>Este tema, já abordado por si por outras vezes, é muito importante! Infelizmente n tenho muito tempo para fazer um comentário mais interessante, mas quero assinalar alguns pontos:<BR/><BR/>A concepção do self proposta por John Thompson é a mesma que a de Nietzsche, a qual perfilho, mas que não deve ser interpretada pela categoria da quantidade - como se os recursos simbólicos fossem por si próprios determinantes na edificação do self. Como se comprova, aliás, pelo fluxo abundante de informação que temos disponível neste momento e que não desencadeia, naturalmente, nenhuma consistência ao ser.<BR/>Em segundo lugar, pelo facto (d)«os horizontes de compreensão dos indivíduos» alargarem-se, traz consequências ao modo de se educar. Essencialmente, como diz, na procura de coerência entre os dados, na detecção da manipulação ideológica (a purga de conhecimentos!), no exercício da imaginação (a qual a sobrecarga simbólica, contrariamente ao que seria esperado, só faz definhar), o diálogo face a face (e não virtual!) deve ser tb "ensinado", senão o homem corre o risco de esquecer aquilo que o tornou o que é... a empatia. :)E. A.https://www.blogger.com/profile/10998297156907464840noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-32999437349638598452008-04-03T19:21:00.000+01:002008-04-03T19:21:00.000+01:00Aliás, Lutero já tinha dito tudo isso na sua liber...Aliás, Lutero já tinha dito tudo isso na sua liberdade do cristão. Ao contrário de Münzer, Lutero reduzia tudo à Pessoa abstracta/íntima: a liberdade interior. Porquê? Porque na nossa liberdade interior/íntima somos Politicamente) impotentes. Contradição da ideologia burguesa! Não admira que ele tenha advertido aos escravos cristãos que cairam nas mãos dos turcos para que não fugissem ou prejudicassem os seus senhores/amos. Escreveu Lutero:<BR/><BR/>"Deves pensar que perdeste a tua liberdade e te tornaste servo e, por isso, não podes viver sem pecado e desobediência contra a vontade e o conhecimento do teu senhor". "Pois assim roubas o teu corpo ao teu senhor, que o comprou ou de outro modo o tomou para si, de modo que ele não é mais coisa tua e sim dele, como um animal ou qualquer outro bem do senhor". esta liberdade do agente transforma-se no "direito da não-liberdade real". Ora, o que desejamos é liberdade real...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-51731036825732620462008-04-03T19:07:00.000+01:002008-04-03T19:07:00.000+01:00"Acção, actor, autor, autoridade, ipseidade, respo..."Acção, actor, autor, autoridade, ipseidade, responsabilidade. Daqui deriva a ética e a moral."<BR/><BR/>Exacto, numa versão burguesa: a do homem íntimo e abstracto. Aqui a teoria crítica aponta para a origem jurídica dessas noções abstractas e passa à crítica do DIREITO que é sempre uma ideologia burguesa que garante a propriedade privada. Em suma: uma recapitulação da ideologia burguesa, protagonizada pelas novas classes dirigentes.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-90955143149150447372008-04-03T19:03:00.000+01:002008-04-03T19:03:00.000+01:00Ui, não gosto de frequentar as águas de Derek Parf...Ui, não gosto de frequentar as águas de Derek Parfit. Pertence àquele grupo de filósofos que fetichizam a linguagem e tratam a realidade como se esta fosse um sistema-fetiche, cujos termos manipulam segundo raciocínios lógicos-fetiches. A tarefa é outra: é iluminar a praxis política. A teoria crítica não despreza a "filosofia burguesa": apenas exige a sua realização plena. O budismo parece-me algo que suspende o pensamento. isso aterroriza-me!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-85268944799282751532008-04-03T18:50:00.000+01:002008-04-03T18:50:00.000+01:00Fernando DiasComo o compreendo quando fala da falt...Fernando Dias<BR/><BR/>Como o compreendo quando fala da falta de estímulos! Portugal é o contrário da estimulação, do incentivo e do mérito. Afinal, a nossa história reduz-se à história da trapaça e da corrupção. As elites não estimulam porque querem pastar e tomar conta de todo o pasto sem serem incomodadas pela concorrência. É assim que vejo a história de Portugal.<BR/>O caso do Apito Final vem confirmar isso: quem vence é punido injustamente pelo sistema corrompido, para beneficiar a "capital" e o seu tom vermelhofascista. Todo o dinheiro que vem da UE vai para os bolsos do gado lisboeta que anseia por uma cidade-região. Nós, os outros portugueses, deviamos unir forças e recriar algo novo, deixando a cidade-região entregue à sua gula mas sozinha.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-26623105598528306912008-04-03T18:46:00.000+01:002008-04-03T18:46:00.000+01:00Com estas dores de cabeça convoquei Derek Parfit a...Com estas dores de cabeça convoquei Derek Parfit a pôr as lentes do oculista de Combray e a espreitar-me para o cérebro. O que ele me disse: “tu não tens self, estás iludido, quanto muito estás a ser inconsistente. Por iss não podes confiar em ti.”<BR/><BR/>Mas esse é farinha de outro saco?! Diria o Francisco.<BR/><BR/>Pois é! Ou é uma espécie de apagamento quase budista da identidade, então OK, vamos a isso e estudemos a fundo o budismo. Ou é um cartesianismo reciclado e então para esse peditório já démos. Para isso temos o Husserl das Meditações Cartesianas que faz a distinção entre o corpo próprio (Leib) e o corpo neutro objectivo (Körper), ou Heidegger que faz a distinção entre a experiência de “si-próprio” no (Dasein Selbstheit), e o que é neutro e manipulável (Vorhanden/Zuhenden). Selbstheit-Ständigkeit é a mesma coisa que “si-próprio”. Selbstheit significa a capacidade de se interrogar sobre o seu próprio modo de ser e se relacionar.<BR/><BR/>O (Leib) remete para a questão da acção – “quem?”<BR/>O (Körper) remete para a questão – “o quê?”<BR/><BR/>Acção, actor, autor, autoridade, ipseidade, responsabilidade. Daqui deriva a ética e a moral.<BR/><BR/>Derek Parfit faz outra interpretação e remete a moral para o “interesse-próprio” que tem a ver com hedonismo e felicidade.<BR/><BR/>Sófocles já tinha antecipado Parfit, com a possibilidade de um Ser,ser ao mesmo tempo filho e irmão de Édipo.Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-83919534558744681512008-04-03T17:39:00.000+01:002008-04-03T17:39:00.000+01:00Francisco,A brincar que o diga, só agora é que vol...Francisco,<BR/>A brincar que o diga, só agora é que voltei, porque fiz como a Papillon. Vieram-me buscar e fui comer a uma esplanada um polvo grelhado com batas a murro. Moral, em vez de ter ficado a reler Milan Kundera e Robert Musil, porque na altura que os li não tinha os estímulos de agora. Moral, estou comumas fortes dores de cabeça… do Sol:))<BR/><BR/>Acho que faz sentido o que tem vindo a dizer.<BR/>“Clones”, mariz -“Matrix”… pode ser que volte com mais qualquer coisa…Fernando Diashttps://www.blogger.com/profile/16265518232607474515noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-6529697804087194262008-04-03T16:14:00.000+01:002008-04-03T16:14:00.000+01:00Destas considerações precárias resulta que o SELF ...Destas considerações precárias resulta que o SELF COLONIZADO mais não é do que o produto da CLONAGEM ou da tietagem: clones, clones e mais clones derivados da mesma matriz: o consumidor devorador, aquilo que a economia deseja para se reproduzir na sua dinâmica infernal e auto-destrutiva.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-24559165872009813422008-04-03T16:08:00.000+01:002008-04-03T16:08:00.000+01:00A minha tarefa é tentar uma imunização (vacina) co...A minha tarefa é tentar uma imunização (vacina) contra a intromissão e a invasão da ideologia de mercado e do consumo. O self gorduroso é repelente...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-23160919206197280022008-04-03T15:58:00.000+01:002008-04-03T15:58:00.000+01:00No fundo, precisamos elaborar uma ontologia difere...No fundo, precisamos elaborar uma ontologia diferencial do self e criar as respectivas "vacinas cognitivas"...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-60048615879491887392008-04-03T15:49:00.000+01:002008-04-03T15:49:00.000+01:00Fernando DiasEntão, uma teoria crítica do self (sa...Fernando Dias<BR/><BR/>Então, uma teoria crítica do self (saudavelmente) autónomo e, portanto, auto-imune, deve dar conta dos mecanismos de auto-tolerância que lhe possibilitem distinguir entre os determinantes próprios e os não-próprios para evitar a auto-reactividade. Isto parece conduzir à exigência de uma terapêutica do self, ou melhor, uma política do self, que não precisa entrar em ruptura com o projecto da modernidade esclarecida.<BR/>Também pode significar que os selves contemporâneos estão em crise, tal como a educação e a própria sociedade, devido a algo que os impede de desenvolver a auto-tolerância: estão cansados de si próprios e fogem em desespero: evasão total e fragmentação. Na (má) educação e na (má) política, incorporam o que não é próprio como se fosse próprio: são estranhos a si mesmos!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.com