tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post6613079148388979040..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Depois do Adeus: Liceu Pedro NunesJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-51050287222551822792008-03-10T21:22:00.000+00:002008-03-10T21:22:00.000+00:00Obrigado Klatuu. Vou ver! :)Obrigado Klatuu. Vou ver! :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-23432027569460228162008-03-10T21:05:00.000+00:002008-03-10T21:05:00.000+00:00Na demanda de alinhavar umas frases sobre o mesmo ...Na demanda de alinhavar umas frases sobre o mesmo assunto, encontrei o seu artigo, e muito me apraz verificar que não estou sozinho a pensar o Portugal que vamos tendo... e, nisto de pensar, a Razão supera a ideologia.<BR/><BR/>Cumprimentos.<BR/>P. S. Aproveito para o convidar para uma <A HREF="http://novaaguia.blogspot.com/" REL="nofollow">Casa de Amigos</A> - onde poderá também colaborar, caso o entenda.Klatuu o embuçadohttps://www.blogger.com/profile/05140853565129447320noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-34655248381767746202008-03-10T17:44:00.000+00:002008-03-10T17:44:00.000+00:00Além disso, quer goste ou não, não há alternativa ...Além disso, quer goste ou não, não há alternativa credível a José Sócrates! Quer o regresso da Direita que matou o ensino? Não foi o PS! Aponte alternativas!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-40027240582996101852008-03-10T17:42:00.000+00:002008-03-10T17:42:00.000+00:00lpDuvido que o PS alinhe numa tal política da educ...lp<BR/><BR/>Duvido que o PS alinhe numa tal política da educação. As reformas são necessárias e podem ser melhoradas. O ensino privado, pelo menos o universitário, não é melhor que o público. Esse é o discurso da Direita que alguma esquerda aceita sem desmistificar essa noção. O Pedro Nunes era e é público.<BR/>Mais a educação não deve ser vista como um assunto partidário: devemos procurar consensos de fundo para pôr termo à degradação vigente!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-11315978904415299362008-03-10T17:34:00.000+00:002008-03-10T17:34:00.000+00:00«Esta tentativa de abolição da Filosofia constitui...«Esta tentativa de abolição da Filosofia constitui o maior erro que este governo de José Sócrates pode vir a cometer»<BR/><BR/><BR/>Erro?! Olhe que não... Olhe que não... A abolição da Filosofia é apenas um exemplo do que este governo pretende fazer a todo o ensino: esvaziá-lo de conteúdos. A dita «reforma» da educação não pretende melhorar o ensino, mas sim as estatisticas, sendo que a disciplina de Filosofia (como a própria melhoria do ensino) é irrelevante nesse «projecto». Portanto, se você apoia a «reforma da educação em curso» já devia ter percebido (e só por facciosismo partidário, não «percebe») que o importante nelas é o «parecer» e não o «ser»: parecer que os alunos aprendem, parecer que os alunos têm aulas de substituição, parecer que os resultados dos alunos estão a melhorar (como se qualquer reforma educativa produzisse resultados no curto prazo). <BR/>A indignação dos professores (que você tanto critica) também tem que ver com isso: com o facto de este governo estar a reduzir as funções dos professores a tarefas burocráticas e orientadas para esse parecer e não para o ser (para o ensino e aprendizagem).<BR/>Quando você diz que os alunos de hoje integram um sistema que não valoriza o mérito nem o esforço, o que é que você têm a dizer do novo estatuto do aluno e das «novas oportunidades» que promovem isso mesmo? Nada! Apenas que este tipo de reformas tem de continuar, mesmo que seja para pior e para uma maior degradação do sistema de ensino. Como sempre, na sua novilingua o que está errado é o que está certo. O que está errado se feito pelo PS está certo!<BR/>Depois você pergunta como se podem avaliar os professores sem submeter os alunos a exames. Fácil, meu caro! Com a avaliação que este governo quer implementar, e que considera os exames como irrelevantes.<BR/>Não, a desvalorização da Filosofia não é nenhum erro, porque é coerente com a desvalorização de todo o ensino levada a cabo pela politica educativa deste governo. <BR/>Por detrás de todas estas politicas há um objectivo claro: «libertar» o Estado de determinadas funções sociais, que serão num futuro, mais ou menos próximo, substituidas pelo mercado e pelos privados. Cumprir-se-à a grande «reforma» da qual você é adepto (enquanto «marxista» neoliberal): o emagrecimento do Estado. A escola pública degradada servirá de depósito dos filhos de quem tem poucas capacidades económicas. As escolas privadas serão procuradas por quem quer um ensino de mais qualidade para os seus filhos. O ciclo que se fecha e de que você fala é apenas um retorno ao antigamente: os ricos terão um tipo de ensino (como antes tinham no Pedro Nunes); os pobres terão outro (como tinham depois de fazerem a quarta classe).lphttps://www.blogger.com/profile/11139335486715247441noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-61610575966009338302008-03-10T17:22:00.000+00:002008-03-10T17:22:00.000+00:00A Papillon coloca uma questão pertinente. De facto...A Papillon coloca uma questão pertinente. De facto, a aprendizagem implica memória. E, pelos vistos, a memorização tem sido estigmatizada! Converteu-se num lobo mau! Mas sem ela não há conhecimento válido e efectivo e genuíno, mas copianço e apropriação do que é alheio. Portanto, plágio! Esta é a escola que temos: moléculas gordas de mau colesterol sem memória! :(((J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-83320245828902778782008-03-10T17:17:00.000+00:002008-03-10T17:17:00.000+00:00Já vi o blogue da Rita mas ainda não o adicionei a...Já vi o blogue da Rita mas ainda não o adicionei aos meus elos. Também não esqueci o projecto. :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-34340566949477664132008-03-10T17:08:00.000+00:002008-03-10T17:08:00.000+00:00Pois....E depois há imensos equivocos de "cátedra"...Pois....<BR/><BR/>E depois há imensos equivocos de "cátedra" que se instalam inamoviveis !<BR/><BR/>Nos ultimos dias tenho ouvido por exemplo inúmeras tiradas tidas como exemplificativas da má qualidade do sistema de avaliação de profs preconizado. Uma delas é o caso do prof de ETV do 2º ciclo, doutorado em arte contemporânea, que não aceita ser avaliado pelo director de deparatamento que é só licenciado e pelo director da escola que é só bacharel. E fica-se a saber que o grau académico é sinónimo de qualidade pedagógica num nivel de ensino para o qual a qualificação em causa é claramente excessiva...<BR/><BR/>Aliás...se visitar o "polegar verde" da Rita vai lá encontrar o enunciado para as eliminatórias ( em curso ) das Olimpiadas do Ambiente. Veja como para alunos do nono ano as questões são construidas...claro exemplo de que a qualificação cientifica não quer dizer qualificação pedagógica, sem entrar noutras análises...Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-26077548904459407352008-03-10T16:40:00.000+00:002008-03-10T16:40:00.000+00:00ManuelOs "fazedores de opinião" já não são credíve...Manuel<BR/><BR/>Os "fazedores de opinião" já não são credíveis, aliás nunca o foram!<BR/>Cabe-nos a tarefa de os confrontar com a sua própria mediocridade ou hipocresia, como diz e bem!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-57410944740812429632008-03-10T16:38:00.000+00:002008-03-10T16:38:00.000+00:00QuintarantinoOs manuais escolares são públicos. Pe...Quintarantino<BR/><BR/>Os manuais escolares são públicos. Penso que todos nós deviamos mostrar publicamente a sua "irracionalidade" e que não é com a política dos manuais (interesses privados) que estamos a promover a qualidade do ensino.<BR/>Estes pormenores gritantes do ensino deviam ser devolvidos ao ministério da educação!<BR/>Percebi a intenção política do programa, mas, como disse a Papillon, eles também vandalizaram o legado. :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-45352699343110065122008-03-10T15:23:00.000+00:002008-03-10T15:23:00.000+00:00Há uma grande desnorte e imensa hipocrisia em redo...Há uma grande desnorte e imensa hipocrisia em redor destas matérias.<BR/><BR/>Nada de novo, quando comparadas com outras problemáticas.<BR/><BR/>Afogam-nos eme "sábias palavras" dos fazedores de opinião. Mas propostas de soluções alternativas consistentes, zero !<BR/><BR/>O drama é que perante a produção sistematica de "ruido" não será fácil reformar com clarividência. Como habitualmente tenderemos para os consensos e respectivos menores denominadores comuns. Entretanto e com isso delapidam-se importantes recursos. Consequência da natureza emocional dos mediterranicos, Muito susceptiveis ? Sim...mas há aqui muito oportunismo de várias indoles !<BR/><BR/>:))Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-79826283616547021612008-03-10T15:04:00.000+00:002008-03-10T15:04:00.000+00:00A dita "escola inclusiva" foi inventada por quem? ...A dita "escola inclusiva" foi inventada por quem? <BR/>Com que propósitos?<BR/>Que resultados alcançou?<BR/>Quem, durante anos, navegou contente e sorridente nessa fossa desde que chegasse rapidamente ao topo da carreira?<BR/><BR/>Os que hoje batem o pé à avaliação!<BR/>Não que em parte não tenham razão (o paradoxo naquele lodaçal é que todos a têm), mas que não esqueçam que não podem sacudir a água do capote.<BR/><BR/>Vi aqui a defesa do conhecimento alicerçado no raciocínio, na memorização e na leitura e compreensão dos clássicos ... estou absolutamente de acordo. <BR/><BR/>Eu, sempre que olho para os manuais do 9º ano em que as minhas filhas estudam, fico estarrecido!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-25807526937910489562008-03-10T12:58:00.000+00:002008-03-10T12:58:00.000+00:00Reina um acordo absoluto. De facto, estranhei a va...Reina um acordo absoluto. De facto, estranhei a vandalização do legado, como diz! Daí que tenha sido crítico. Penso que esse elogio visa mostrar aos "professores indignados" que estão no caminho errado! Política e defesa da reforma da educação em curso!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-91530061545062167912008-03-10T12:46:00.000+00:002008-03-10T12:46:00.000+00:00A primeira parte do programa, ou a parte na qual v...A primeira parte do programa, ou a parte na qual várias figuras públicas se recordavam da sua juventude no liceu Pedro Nunes, foi, realmente, estranha. Porque eu, como filha desta geração, senti um pouco de inveja. Como diz o F., se eles se orgulham tanto dos seus mestres, eles - a maior parte professores universitários de hoje - são, neste momento, incapazes de fazer jus àqueles; vandalizaram o legado!<BR/>De qualquer maneira, não percebi a pertinência de insistir tanto no desfiar de memórias e experiências liceais. <BR/>No entanto, esperei até à parte que prometia algo mais, que se revelou pouco mais.<BR/>Gostei da intervenção do Daniel Sampaio, pela sensibilidade que lhe é sempre própria, e por introduzir linhas pedagógicas que vigoram há bastante nos USA e que devem ser as que que nos irão nortear.<BR/>É claro que, as noções que ele aflorou, aparentemente vagas, não o são de todo e não são contraditórias com o que o Nuno Crato: como este diz no seu livro do "eduquês", para haver capacidade crítica e de investigação, tem que haver conhecimento dogmático, ou os pressupostos. Ou seja, os meninos têm que estudar, têm que ler e têm que memorizar - palavra terrível, tb para mim... E têm que ler os clássicos! Fundamental! <BR/>Sobre os exames, penso que talvez sejam necessários porque, daquilo que posso acompanhar, assisti-se a muito facilitismo por parte dos professores na feitura dos testes para os meninos n persistirem em negativas. E como n há exame final, tb n há pressão, nem para o professor, nem para o aluno, para serem mais exigentes.<BR/>Aliás e concluindo, adianto mesmo que os professores tornam-se levianos pela falta de exigência que têm para com os seus alunos, supondo a hipótese imoral e devastadora de que os seus alunos são incapazes de mais! Aqui, concordo naturalmente com o Sr. Nuno Crato.E. A.https://www.blogger.com/profile/10998297156907464840noreply@blogger.com