tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post6989736289713970478..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Parque Nacional da GorongosaJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger52125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-5250718044058911872010-01-31T18:40:00.396+00:002010-01-31T18:40:00.396+00:00Até lá devemos tapar o rosto com um véu para não s...Até lá devemos tapar o rosto com um véu para não sermos identificados. Homens e mulheres devem tapar o rosto, mostrando a sua solidariedade no sofrimento. Trata-se de um modo de evitar a identificação do indivíduo como peça submissa do sistema: a generalização da burca significa resistência - não mostrar o rosto ao carrasco!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-46639657577737044732010-01-31T18:32:44.209+00:002010-01-31T18:32:44.209+00:00Com este pessimismo radical mas expectante, podemo...Com este pessimismo radical mas expectante, podemos salvaguardar a teoria de Marx generalizada a todos os que sofrem - humanismo global!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-87916127089765611212010-01-31T18:30:17.664+00:002010-01-31T18:30:17.664+00:00O objectivo é restituir a humanidade aos homens qu...O objectivo é restituir a humanidade aos homens que a perderam - os animais metabolicamente reduzidos que mantêm o sistema em funcionamento! O despojamento é libertação do calvário do consumo! O sistema não funciona se os homens humanos recusarem a vontade de viver que os liga ao sofrimento do mundo.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-83932958187351069972010-01-31T18:24:31.533+00:002010-01-31T18:24:31.533+00:00Isto traz à minha memória a teoria de Calvino que,...Isto traz à minha memória a teoria de Calvino que, lida à luz da Cabala, pode ser integrada na nova síntese filosófica: há animais que são humanos e há outros que parecem ser humanos mas não são humanos. Uma vez a reconciliação estar além dos poderes humanos, podemos no entanto tentar domesticar a maldade. O pensamento é perigoso, mas deve ser pensado, até porque não temos nada a perder! Já não podemos perder nada...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-34611997448613847232010-01-31T18:18:22.237+00:002010-01-31T18:18:22.237+00:00Na minha economia cognitiva, estou pronto a coloca...Na minha economia cognitiva, estou pronto a colocar a filosofia em confronto com a ciência que, na realidade, não é sabedoria. A noção positivista - isto é, filosófica - de que a filosofia tende a ser ciência é falsa! Hoje em dia, a filosofia não quer produzir uma teoria do conhecimento para a ciência. A tarefa é outra: mostrar que a ciência é mera ideologia instrumental. A ciência só foi ciência enquanto teve a guarda da filosofia. Hoje a filosofia nega a paternidade: a ciência é bastarda! Já nem merce ser tratada como uma forma de conhecimento - pura técnica! O cientista de hoje é um funcionário, um escravo palerma do sistema que lhe nega a dignidade. E os ditos cientistas que dizem ser macacos são isso mesmo - macacos que se arrependeram de ser homens.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-88263017157295991152010-01-31T18:01:40.204+00:002010-01-31T18:01:40.204+00:00Criatividade não é copiar sem referir as fontes; é...Criatividade não é copiar sem referir as fontes; é confrontar os mestres - NOMEADOS - e emergir como homem integral e como pensador radical - um filósofo que pode orientar a praxis do mundo!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-32229431510132602372010-01-31T17:58:45.774+00:002010-01-31T17:58:45.774+00:00Bem, já verifiquei que a minha agenda inspira muit...Bem, já verifiquei que a minha agenda inspira muitos bloguistas, mas há uma diferença: eu sou filósofo e cientista e penso sempre em conexão com a tradição que actualizo sempre. Os que me acompanha reproduzem sem nomear a fonte - essa é uma prática de rapina que revela a condição metabolicamente reduzida dos seus praticantes. Pura ilusão! Falta de auto-estima!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-37160778434521186912010-01-31T17:53:56.010+00:002010-01-31T17:53:56.010+00:00Ah, não estou a propor a moral da piedade como sol...Ah, não estou a propor a moral da piedade como solução final, embora aceite a noção de solidariedade universal no sofrimento, aliás uma ideia grata a Sampaio Bruno.<br /><br />A abertura ao teológico não implica o regresso da religião, porque, nesta esfera filosófica, não há culto: a filosofia recusa a idolatria. Porém, a libertação pela via ascética vislumbrada por Schopenhauer é extremamente sedutora, porque implica resistência: o despojamento é a negação do capitalismo. Suprimir a vontade de viver é negar o capitalismo e o reino do mal existente. O suicídio pode ser visto como a liberdade levada à sua plena consumação. Aqui distancio-me de Schopenhauer: o sucídio não é levado a cabo por se desejar a vida; pode significar a esperança de outra vida liberta da maldade humana. Neste caso, o homem - apesar de desamparado - pode fintar a vontade infinita, dizendo não à vida em todas as suas determinações.<br /><br />Hummm... sou um filósofo subtil e nunca rendido ao destino! :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-59379396234557768962010-01-31T17:42:04.482+00:002010-01-31T17:42:04.482+00:00A Filosofia é deveras complicada, sobretudo a dial...A Filosofia é deveras complicada, sobretudo a dialéctica. O pensamento tardio de Horkheimer não é tão reaccionário, como disse Bloch: a filosofia de Schopenhauer merece ser pensada em relação ao marxismo, porque o seu pessimismo não é incompatível com a teoria de Marx. Este último sabia que a história desenvolve-se pelo seu lado mau e chamou pecado teológico ao processo de acumulação do capital. A sua solidariedade de classe converte-se em solidariedade com os que sofrem nas mãos dos malvados. A linguagem de Marx é muito teológica. Os marxistas interpretaram o pessimismo como uma espécie de rendição à maldade existente, mas Schopenhaeur disse que o fatalismo era a única consolação vendida pelos malvados às suas vítimas. Ora, Marx denunciou o economicismo fatalista. Mas há outra semelhança estrutural: cada um de nós é carrasco e vítima. Bloch chamou reaccionário a Horkheimer, porque ele acreditava na possibilidade de mudar o rumo da história, cuja lógica imanente conduz - segundo Horkheimer - ao mundo totalmente administrado. O problema reside talvez no facto de Horkheimer ter levado a sério a doutrina do mundo como representação, no seio do qual somos escravos, mas a doutrina do mundo como vontade infinita abre-se à liberdade. Este período da filosofia é muito fértil e complexo: as dores do mundo denunciam o carácter ideológico do optimismo. Do ponto de vista teológico, há uma grande proximidade entre Horkheimer e Schopenhauer, mas falta reavaliar a antropologia negativa que, se for vista nos moldes da teologia negativa - um Deus que é suposto para salvar o absoluto -, então o carrasco triunfa. A teoria da reificação como esquecimento implica uma visão da linguagem e o despertar da memória, mas deve ser pensada em ligação com o fetichismo da mercadoria de Marx. Este capítulo do Capital é o obra fundamental da filosofia contemporânea! Somos convidados a revisitar a teoria da maldade radical! A Filosofia dispensa a ciência que nada tem a dizer sobre aquilo que nos preocupa: a ciência é conhecimento do domínio e, como tal, é mais um instrumento da inteligência. Ora, também aqui Schopenhauer subordinou o intelecto à vontade, o que lhe mereceu o elogio de Freud!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-66398539168282632862010-01-31T15:27:01.129+00:002010-01-31T15:27:01.129+00:00Estudo Schopenhauer, que é o filósofo para o nosso...Estudo Schopenhauer, que é o filósofo para o nosso tempo: o seu pessimismo é a denúncia da corrupção e da crueldade. Como diz, o optimismo é uma opinião ímpia, uma zombaria odiosa, em face das inexprimíveis dores da humanidade. Horkheimer tem razão quando destaca a sua actualidade. Devemos confrontar os optimistas com a sua malvadez e o seu egoísmo extremo.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-66547427281356271112010-01-29T19:22:12.754+00:002010-01-29T19:22:12.754+00:00Ya, mudar de vida e de governantes, políticos e li...Ya, mudar de vida e de governantes, políticos e lideres partidários! :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-44582784364725146122010-01-29T18:58:43.045+00:002010-01-29T18:58:43.045+00:00tsc o Haiti
N sei se tb ja tinha deixado estes li...tsc o Haiti<br /><br />N sei se tb ja tinha deixado estes links elucidativos..<br /><br />aiti<br />www.blogdoces.org<br /><br />http://jn.sapo.pt/Domingo/Interior.aspx?content_id=1471775<br /><br />http://www.jornalmudardevida.net/?p=1827Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-48833695680592710082010-01-29T18:41:23.007+00:002010-01-29T18:41:23.007+00:00Basta pensar no Haiti! Eles precisam de ajuda e es...Basta pensar no Haiti! Eles precisam de ajuda e esta está a ser dada, mas depois tudo voltará à miséria. A caridade nunca aboliu a pobreza!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-25706045311276057662010-01-29T18:37:44.908+00:002010-01-29T18:37:44.908+00:00A noção do Estado-Pai que faz milagres é pura magi...A noção do Estado-Pai que faz milagres é pura magia autoritária: o Estado não é pai nem jardineiro, deve ser simplesmente Estado. Compete à economia gerar emprego e riqueza: o Estado deve assumir outras funções, nomeadamente regular os mercados. Não sou adepto de um Estado autoritário...J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-90127074002294240212010-01-29T18:32:08.621+00:002010-01-29T18:32:08.621+00:00Entre apoiar o desempregados e a manutenção do sis...Entre apoiar o desempregados e a manutenção do sistema público da saúde e da educação, escolho a segunda. É preciso fazer opções de fundo: toda a despesa que fomenta vícios deve ser cortada. saúde, educação, segurança social são prioritárias, e são elas que definem a democracia social. O resto resolve-se pela via do crescimento económico!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-74571919809683750442010-01-29T18:27:00.910+00:002010-01-29T18:27:00.910+00:00Ah, ontem já tinha dito que a queda do muro de ber...Ah, ontem já tinha dito que a queda do muro de berlim era tb o fim do modelo social europeu e do neoliberalismo que o minou com as chamadas reformas! É preciso mudar de modelo social neste palco global dominado por economias emergentes!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-47892325590060731472010-01-29T18:24:15.644+00:002010-01-29T18:24:15.644+00:00Li - as políticas sociais sem crescimento económic...Li - as políticas sociais sem crescimento económico e criação de riqueza endividam. É preciso produzir e exportar: a política social boa é a do pleno emprego numa economia forte.<br /><br />Quanto à banca, já tinha falado na necessidade de a disciplinar.<br /><br />A minha esquerda é muito terra-a-terra... :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-9969025594502483152010-01-29T18:18:38.252+00:002010-01-29T18:18:38.252+00:00LOL, de certeza q leu bem o artg?? A ideia q impor...LOL, de certeza q leu bem o artg?? A ideia q importa reter é a chantagem e aproveitamento da ideia do deficit/pec pra reduzir as politicas sociais, permitir lucros bancarios, endividamento crescente etcUnknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-54879741756193316212010-01-29T17:59:41.125+00:002010-01-29T17:59:41.125+00:00Temos défice excessivo e o dinheiro fica-nos mais ...Temos défice excessivo e o dinheiro fica-nos mais caro. É precise reduzir o défice e este orçamento do Estado vai fazer isso, permitindo ajustamentos graduais. Portugal não pode viver acima das suas possibilidades. A Alemanha arrancou, mas a nossa situação incomoda-a. A Europa do Sul estraga tudo! E qualquer dia não há nada para ninguém. :(<br /><br />As alternativas não podem ser precipitadas: é preciso pensar a sua viabilidade!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-86407343323013565352010-01-29T17:39:00.336+00:002010-01-29T17:39:00.336+00:00ah! tb cheguei aqui via facebook https://www.blogg...ah! tb cheguei aqui via facebook https://www.blogger.com/comment.g?blogID=2189193661351612334&postID=6279049981777284121<br /><br />Veja aí os bilderbergers tugas o.OUnknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-71237555519420671212010-01-29T17:29:17.954+00:002010-01-29T17:29:17.954+00:00Regressando ao terra-a-terra, um bom resumo do q s...Regressando ao terra-a-terra, um bom resumo do q se passa com a chantagem dos deficits<br /><br />http://pt.mondediplo.com/spip.php?article625<br /><br /><br />;)Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-62701472058857946352010-01-29T16:48:58.946+00:002010-01-29T16:48:58.946+00:00Pensei inicialmente enquadrar tudo na pré-história...Pensei inicialmente enquadrar tudo na pré-história da humanidade, de modo a libertar o mundo para um outro futuro: a dialéctica do esclarecimento permite isso, com a ajuda de Bloch, mas isso implicava um salto, uma ruptura com a tradição. Ora, todo o meu ser revolta-se contra essa ruptura e exige a restituição integral da história. Porém, sei que a criação exige violência! Sem violência não podemos salvar o mundo! A Filosofia deve fechar os olhos perante a violência que vise realizar o humanismo integral: não a deve tematizar! E muito menos condenar!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-67957608598380129062010-01-29T16:40:15.401+00:002010-01-29T16:40:15.401+00:00Enfim, o capital virtual, o único global, implica ...Enfim, o capital virtual, o único global, implica desemprego local e pobreza real espalhada pelo mundo!<br /><br />A consciência destes problemas referidos impede-me de explicitar o conceito de ciberfilosofia: o mundo virtual funciona como um feitiço!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-91813063520373371042010-01-29T16:33:00.933+00:002010-01-29T16:33:00.933+00:00E, no entanto, tanto Hegel como Marx, integraram t...E, no entanto, tanto Hegel como Marx, integraram todo o mundo na história Universal, mas a história da liberdade começa na Grécia, logo é a história esclarecida do Ocidente! A Fenomenologia do Espírito de Hegel tematiza bem os acontecimentos fulcrais dessa história, que exige a libertação do escravo. A Filosofia da História de Hegel fala do Oriente, mas acusa-o de não saber o que é o espírito ou o homem livre, cuja consciência surge na Grécia. Marx forja o modo de produção asiático para clarificar essa diferença entre Oriente e Ocidente! A dominação implica a dominação das outras culturas: claro que sempre o implicou, desde as descobertas que justificaram a evangelização. É preciso pensar bem tudo isto antes de avançar com a praxis universal de emancipação!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-4890108769721079992010-01-29T16:19:36.362+00:002010-01-29T16:19:36.362+00:00À globalização capitalista financeira deveríamos o...À globalização capitalista financeira deveríamos opor o princípio universal da história da Filosofia: a dialéctica do esclarecimento retoma noções fundamentais da dialéctica hegeliana. A Filosofia é Ocidental e fora do Ocidente não há filosofia: é preciso pensar este enunciado se quisermos operar a passagem da filosofia para o mundo global. Mas vamos enfrentar uma terrível dificuldade: os conceitos filosóficos são estranhos ao mundo não-ocidental e a sua globalização implica ocidentalização. Penso que na América Latina o chamado pensamento indígena já compreendeu isso, mas o corte com o pensamento europeu não é genuíno. Os escritos de Marx sobre colonialismo, modo de produção asiático, etc., testemunham essa dificuldade, e historicamente ele tinha razão: a descolonização e a independência não trouxeram uma sociedade desenvolvida; pelo contrário, o desenvolvimento e a sua perspectiva foram liquidados. O Ocidente é a única civilização que realizou os ideais da humanidade - esta verdade é incontornável!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.com