tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post814059177869729104..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: A Alienação Mental no Porto: Notas para uma pesquisaJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-73695949966595519762011-12-09T00:43:50.157+00:002011-12-09T00:43:50.157+00:00Afinal, Foucault consegue contornar o problema que...Afinal, Foucault consegue contornar o problema que lhe coloquei, mas sem tematizar a concepção de doença mental que lhe é subjacente. Porém, a distinção entre o hospital de pasteur e o hospital psiquiátrico é relevante em termos de relação poder-verdade.<br /><br />Ele tem uma filosofia médica que nunca tematizou como tal - tem um fundo de verdade substancial. A história da medicina no Porto pode ser encaixada na sua cronologia geral do aparecimento e evolução do hospital. Como o conheço bem nem me apercebi que o tinha utilizado para criticar a política de saúde deste governo.<br /><br />Mas tem o seu ponto fraco: a loucura não é uma mera produção tecnológica.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-2315889431366342452011-12-08T18:47:35.289+00:002011-12-08T18:47:35.289+00:00«A loucura é a forma mais pura, a forma principal ...«A loucura é a forma mais pura, a forma principal e primeira do movimento com o qual a verdade do homem passa para o lado do objecto e se torna acessível a uma percepção científica. O homem só se torna natureza para si mesmo na medida em que é capaz de loucura. Esta, como passagem espontânea para a objectividade, é momento constitutivo no devir-objecto do homem. /Do homem ao homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco. /A verdade do homem só é dita no momento do seu desaparecimento; ela só se manifesta quando já se tornou outra coisa que não ela mesma.» (Michel Foucault)<br /><br />A Loucura na época do Conde de Ferreira vai desmontar a perspectiva de Foucault. Nestas 3 frases, mostra-se um preconceito não visto como tal. Foucault foi vítima de uma noção que devia ter superado.<br /><br />Há aqui um duplo-movimento que Foucault confunde: o devir-louco é, para ele, devir-objecto. Será assim?J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.com