tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post8481710691885820502..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Linguagem e PolíticaJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-80484744576375178282008-01-06T16:49:00.000+00:002008-01-06T16:49:00.000+00:00Caro Manuel,Discordamos no ponto em que eu subscre...Caro Manuel,<BR/>Discordamos no ponto em que eu subscrevo a conclusao do post e o Manuel não. :) <BR/><BR/>Um abraçoValter Boitahttps://www.blogger.com/profile/00006400861863760023noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-31956268436024165482008-01-04T14:36:00.000+00:002008-01-04T14:36:00.000+00:00Penso que a "divergência" é mais de acentuação da ...Penso que a "divergência" é mais de acentuação da formação cultural.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-5141546663004780462008-01-04T13:48:00.000+00:002008-01-04T13:48:00.000+00:00Depois de ler o cometário do Valter fico sem perce...Depois de ler o cometário do Valter fico sem perceber em que discordamos, uma vez que leio o que escreve como uma outra forma de dizer o que eu tentei!Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-31844850687780620222008-01-03T21:54:00.000+00:002008-01-03T21:54:00.000+00:00Caro ValterEsqueci-me de dizer que essa "conclusão...Caro Valter<BR/><BR/>Esqueci-me de dizer que essa "conclusão" surgiu quando estava a ler o seu post no "Café Filosófico de Évora" e apareceu um comentário antifilosófico, ao qual respondeu de forma brilhante. Gostei da sua resposta. Fiquei com isso na cabeça e acrescentei essa "conclusão". :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-14326230830688066672008-01-03T21:35:00.000+00:002008-01-03T21:35:00.000+00:00Olá ValterFico feliz por as coisas na Filosofia es...Olá Valter<BR/>Fico feliz por as coisas na Filosofia estarem a correr bem, com ensino de melhor qualidade.<BR/>Também penso que os professores deviam falar mais na formação cultural e humana dos indivíduos. E os de Filosofia deviam ser mais unidos e talvez esclarecidos.<BR/>Tenho confiança no futuro da filosofia.<BR/>Quanto ao corporativismo, não sei bem que dizer: acho que temem perder alguma coisa, não sei bem; mas fico contente por ouvir as suas palavras de ânimo.<BR/>AbraçoJ Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-3284944476108237442008-01-03T21:26:00.000+00:002008-01-03T21:26:00.000+00:00Olá Francisco,discordando com o Manuel Rocha, apre...Olá Francisco,<BR/>discordando com o Manuel Rocha, apreciei o texto e mais ainda a conclusão. <BR/>Pareceu-me que um post que aborda de forma esclarecida a política, só tem de vir de alguém que consegue avaliar a longo prazo as consequências das medidas implementadas por este M.E. na sociedade portuguesa.<BR/><BR/>Falou-se, aqui na caixa de comentários, em demissionismo dos professores ou de corporativismo. No tocante aos professores de Filosofia, como noutras áreas, nota-se que há algum corporativismo, o que é de lamentar. Eu gostaria de ler mais argumentos dos professores de Filosofia de como esta é essencial para a formação cultural e humana dos indívíduos. Por isso, também noto mais corporativismo e menos reflexão filosófica.<BR/>Demissionismo... algum! No entanto, reparem que tem havido boas reacções e fortes estímulos para se poder ensinar filosofia com qualidade. Estamos no bom caminho. Normalmente, os professores universitários é que têm tendência para minorar o trabalho feito nas escolas, sem conhecimento do que por lá se passa, vindo depois impor modelos, tópicos programáticos, pedagogias, sem conhecerem os contextos reais em que se vão aplicar. <BR/>Um abraçoValter Boitahttps://www.blogger.com/profile/00006400861863760023noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-47832997294209054242008-01-03T20:31:00.000+00:002008-01-03T20:31:00.000+00:00Também: demitiram-se da qualidade de ensino e corp...Também: demitiram-se da qualidade de ensino e corporativaram-se num sentido menos feliz. (Duas faces da mesma moeda?) Eles queixam-se de muita papelada ou, como dizem, de muitas actas inúteis, mas não parecem interessados em aprender e melhorar a qualidade das suas aulas.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-85214372358199334962008-01-03T20:14:00.000+00:002008-01-03T20:14:00.000+00:00"demitiram-se ou quase..."E se em vez disso disses..."demitiram-se ou quase..."<BR/><BR/>E se em vez disso dissessemos que corporativizaram, parecia-lhe adequado ?Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-6980040113031147082008-01-03T18:28:00.000+00:002008-01-03T18:28:00.000+00:00Também concordo com a sua conclusão. Não detalhei,...Também concordo com a sua conclusão. Não detalhei, porque não conheço por dentro as escolas secundárias. Depende ou deveria depender dos professores, mas estes demitiram-se ou quase... Referia-me à eventual exclusão do ensino da filosofia no secundário; pelo menos, falam disso, os de filosofia.<BR/>O problema das linguagens funcionais e sua globalização é interessante e merece estudo.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-59005049376332974702008-01-03T17:20:00.000+00:002008-01-03T17:20:00.000+00:00Gostei da reflexão. Durante a leitura não consegui...Gostei da reflexão. Durante a leitura não consegui deixar de pensar num fenómeno paralelo que decorre da globalização das linguagens funcionais, que é o da reinterpretação dos sentidos pela via tradução do valor semântico, terreno fértil para o crescimento das inevitáveis sementeiras de diálogos de surdos.<BR/><BR/>Da conclusão, não gostei. Não porque esteja arvorado em qualquer género de defensor do pensamento cultural ou educativo vigentes. Mas porque tenho sérias razões para crer que o que se passa nas escolas depende muitíssimo mais de quem dentro delas funciona que de qualquer decreto governamental.Manuel Rochahttps://www.blogger.com/profile/06353136825479182750noreply@blogger.com