tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post9089465435496279305..comments2023-12-08T08:38:41.871+00:00Comments on CyberCultura e Democracia Online: Max Horkheimer: Eclipse da RazãoJ Francisco Saraiva de Sousahttp://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comBlogger17125tag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-85567674877731402172019-12-20T21:27:29.906+00:002019-12-20T21:27:29.906+00:00Caro Sr.
Tem razão em muito do que diz A modernid...Caro Sr. <br />Tem razão em muito do que diz A modernidade desembocou no pragmatismo e na tecnocracia, coisa que se antevia já desde o século XVII. A herança moderna traiu a s sua origens libertadoras e racionais. É esse o significado essencial de Horkheimer. Concordo consigo. <br /> Mas recorrer ao marxismo, a final também ele a última edição da modernidade, para relançar a razão é que me parece desajustado. A crítica dos resultados da modernidade desviados daqueles que foram os seus propósitos iniciais tem de seguir outra via. A pós-modernidade aí está a dar-nos alguma esperança e empurra o marxismo para fora da carroça. O marxismo politicamente é a institucionalização do crime organizado, filosoficamente é uma fraude ao fazer da dialéctica o fio objectivo da realidade e economicamente é um aberração. A solução está mais no reencontro com a mensagem do iluminismo inicial; resgatar o homem independente, capaz de uso público e privado da razão, desalienado, etc... Retomemos a origem a saibamos canalizá-la nas difíceis circunstâncias actuais. <br /> Não me leve a mal mas importa mais Heidegger do que Horkheimer, Vattimo do que Adorno, J Rawls do que os que citou. Não se esqueça de Tocqueville. E não descarte as teorias processuais da justiça do K O Appel e do Habermas. <br /> O marxismo civilizado da Escola de Frankfurt foi o canto do cisne. Ficou a luz forte da verdade sob o manto diáfano da fantasia. <br /> Nada do que aqui fica diminui a valia deste seu texto. <br /><br /> Luis Cabral <br /><br /> EL MUNDO SE MUEVE CON IDEAShttps://www.blogger.com/profile/15025148732674655217noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-7375156143500872872014-06-30T02:55:50.188+01:002014-06-30T02:55:50.188+01:00J. eu gostaria de saber se você publicou em algum ...J. eu gostaria de saber se você publicou em algum lugar este texto, eu entendi até onde li que ele é de sua autoria, se sim, gostaria de saber onde, pois quero citá-lo no meu trabalho. <br />Muitíssimo agradecida pelo seu trabalho!Ana Munchausenhttps://www.blogger.com/profile/02307633890631157621noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-51640599157462432832010-01-27T13:01:00.809+00:002010-01-27T13:01:00.809+00:00O post está finalmente concluído, mas não desenvol...O post está finalmente concluído, mas não desenvolvi a crítica do cientismo. Já estava muito longo e essa crítica implica uma reavaliação da ciência que merece ser pensada à parte, talvez noutro post. :)J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-89078510421750516652010-01-26T01:13:42.625+00:002010-01-26T01:13:42.625+00:00Bem, vou ver se comento ou não o prós e contras, e...Bem, vou ver se comento ou não o prós e contras, embora esteja mais interessado na guerra contra a corrupção encarnada!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-79268114246165937582010-01-25T20:40:59.051+00:002010-01-25T20:40:59.051+00:00Olá!
hoje n tenho tempo, vim so deixar cá este Zap...Olá!<br />hoje n tenho tempo, vim so deixar cá este Zapatista a quem possa interessar :)<br /><br />http://www.youtube.com/watch?v=ytc5vATlx1I<br /><br /><br /><br />ASTA 0/Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-61689382450016019412010-01-22T21:24:41.715+00:002010-01-22T21:24:41.715+00:00Exacto e essa alternativa está a surgir na América...Exacto e essa alternativa está a surgir na América Latina, mas não estou bem a par desses desenvolvimentos sul-americanos: sei que defendem um projecto comunitário e verdadeiramente democrático.<br /><br />BFSJ Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-46813924734245487252010-01-22T21:01:48.308+00:002010-01-22T21:01:48.308+00:00Bom post!
reproduz fielmente as coisas q eu tb fui...Bom post!<br />reproduz fielmente as coisas q eu tb fui lendo :)<br />Relativamente à falta de continuidade e progressao critica, axo q tanto ele como o adorno(e outros como benjamin etc) ficaram sobretudo marcados pelo seu testemunho pessoal dos desenvolvimentos historicos à epoca, ao q nao terá sido estranha a sua experiencia negativa nos EUA, país q já começava a assumir o estatuto do país lider da democracia moderna.<br />Vestigios da continuidade desse pensamento critico na actualidade, como ja aqui dei a entender, podem-se encontrar na acção directa de cidadãos e suas associaçoes, geralmente contra as gr multinacionais e estados cumplices, bem testemunhados e defendidos programaticamente no tipo de documentarios para que tenho vindo a alertar ;) Mtas vezes até, é relevante a grande adesao de mtas teoricos e cientistas ligados à chamada razao instrumental, tentando fazer pontes de conhecimento e acção com nomes como khrisnamurti, o q n deixa de ser um progresso notavel de registar, ultrapassando assim uma qq especie de via somente reformista.<br /><br /><br /><br /><br />http://www.youtube.com/watch?v=DiWqj-tjS9s&feature=related<br /><br /><br />:P<br /><br />Bom fdsUnknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-36345849612683210032010-01-22T17:46:26.404+00:002010-01-22T17:46:26.404+00:00E agora acresecentou a Escola de Frankfurt à sua l...E agora acresecentou a Escola de Frankfurt à sua lista neonazi! É mesmo uma besta!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-7852483422593292682010-01-22T17:44:51.139+00:002010-01-22T17:44:51.139+00:00A besta conservadora e néscia - homófobo - diz que...A besta conservadora e néscia - homófobo - diz que Althusser era estabilista depois da queda do muro de Berlim! Disparate total: a besta irracional não tem noção da história! Além disso, não leu Althusser que ataca o culto da personalidade, procurando pensar o marxismo para além do estalinismo!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-80345165145985677892010-01-22T16:04:50.581+00:002010-01-22T16:04:50.581+00:00Vacilo entre dar a palavra a Horkheimer ou reter a...Vacilo entre dar a palavra a Horkheimer ou reter a palavra. Porém, o meu pensamento formou-se nessa Escola, o que me permite modificar a perspectiva sempre que a realidade o exija. Horkheimer não explora cabalmente o fetichismo da mercadoria: a filosofia analítica é fetichização linguística!<br /><br />Quando apresento o neoliberalismo como neofascismo, articulo fases diferentes do desenvolvimento da teoria do fascismo de Horkheimer, de modo a salvaguardar a sua filosofia da história. <br /><br />Como já disse ontem, o conceito de revolta da natureza é fundamental para a leitura que faço da sociedade metabolicamente reduzida, que resulta do processo de liquidação da racionalidade dialéctica.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-79891403517559020182010-01-21T17:31:43.161+00:002010-01-21T17:31:43.161+00:00Aliás, em termos rigorosos, Habermas já não faz pa...Aliás, em termos rigorosos, Habermas já não faz parte da Escola: mudança de paradigma. Ora, a social-democracia não tem imunidade para a teoria crítica.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-37545450846009396932010-01-21T17:29:40.250+00:002010-01-21T17:29:40.250+00:00Exacto, e a partir da funcionalização da língua(ge...Exacto, e a partir da funcionalização da língua(gem) temos a crítica da ética do discurso de Habermas - o protegido de Adorno mas odiado por Horkheimer. O consenso - conformismo - a que se chega por esse meio está logo à partida corrompido: a língua(gem) está instrumentalizada.J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-16111503497176364262010-01-21T16:46:07.633+00:002010-01-21T16:46:07.633+00:00tava a postar isto no facebook, deixo aqui tb :)
U...tava a postar isto no facebook, deixo aqui tb :)<br />Um questao de modelo*<br /><br />http://www.elpais.com/articulo/sociedad/pobreza/hoy/tiene/rostro/joven/elpepisoc/20100121elpepisoc_1/TesUnknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-42383242791716738342010-01-21T15:54:34.901+00:002010-01-21T15:54:34.901+00:00Yeah, ainda n li o post, mas tou em quase total ac...Yeah, ainda n li o post, mas tou em quase total acordo com a interpretação sugerida nesses comentários :)<br />Já agora, uma adenda tb do proprio Adorno, com recurso a Karl Kraus:<br /><br />« o seu criticismo estético tem tido uma dimensão social desde o início; a deteorioração da linguagem significava para Kraus a deterioração da condições sociais.»<br />Para Adorno, a fisionomia da linguagem daquele, apresentou revelações mais essenciais do q a a maior parte das descobertas sociologicas empiricas, « mostrou sismográficamente o monstro(Unwessen)de que a ciência social se absteve e que recusou abordar.»<br /><br /><br />;)Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17680986063473707303noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-67819834064417710382010-01-20T18:56:07.657+00:002010-01-20T18:56:07.657+00:00Ah, três observações, porque não vou ter tempo par...Ah, três observações, porque não vou ter tempo para a filosofia nos próximos meses:<br /><br />1. O conflito filosofia-ciência vivo-o diariamente: faz parte de mim. Ainda bem que não perdi o bom-senso: manter esse conflito interior é a minha maior virtude.<br /><br />2. O conceito de revolta da natureza tem sido usado por mim noutro sentido. Horkheimer usa-o para designar fenómenos regressivos e tem alguma razão. Por exemplo, o regresso do sagrada é um fenómeno regressivo - os novos movimentos religiosos são reaccionários. Porém, na minha perspectiva, eles têm o seu lado positivo: revelam resistência. Ora, a teoria crítica deve dialogar com essa resistência e orientá-la no sentido certo. A própria natureza revela resistências - virus mais resistentes, insectos mais resistentes, etc. etc. As últimas resistências até podem sr desagradáveis, sobretudo se formos as suas vítimas, mas indicam que estamos a seguir um mau caminho. Reflexão: é isso que devemos exigir à ciência e isto se a voltarmos a autonomizar da mentalidade burocrática e da sua subjugação à economia. Precisamos pensar outro tipo de sociedade, porque até aqui temos estado a adiar, contornando as dificuldades sem as resolver. Isto não é futuro liberto!<br /><br />3. Há uma outra alternativa - mudar a própria filosofia, mas não vou ter tempo de vida para a realizar, apesar de vislumbrar as linhas gerais dessa mutação total. Ah, esta mutação seria indicada para pensar um mundo global. Mas confesso: nasci como nasci e quero continuar a viver entre aqueles que nasceram também desse modo. Como diz Bergson: a natureza criou-nos desse modo; no entanto, a inteligência permite outra criação. Enfim, um conflito que nem sequer é conflito!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-68980415223827888432010-01-20T18:34:03.279+00:002010-01-20T18:34:03.279+00:00Comigo a teoria crítica muda de objectivo: conserv...Comigo a teoria crítica muda de objectivo: conservar a natureza humana que está a ser ameaçada pelos avanços tecnológicos. Não há ruptura com Marx, porque a própria teoria se aplica a si mesma, levando em conta os imperativos da conjuntura política e do momento histórico. Mudar umas coisas e conservar outras!<br /><br />Ao contrário do que se diz, Horkheimer nunca foi contra a ciência, mas sim contra o cientismo e o positivismo. Porém, neste momento, o materialismo tornou-se contrário à tarefa crítica e o desvio protagonizado por Adorno já não é suficiente. A teoria crítica pode vir a entrar em confronto com a ciência e é fácil demolir a ciência que de resto já não existe: hoje a ciência é pura ideologia. Ou exigimos uma ciência esclarecida ou entramos nesse confronto, que irá ter um efeito surpresa - o conservadorismo será seduzido mas não desejado por nós.<br /><br />Outra alternativa é exigir a destruição do capitalismo e desta pseudo-democracia! Sem uma dessas rupturas, o mundo está perdido: cuidado paliativo não é solução!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1892689378416195138.post-49654850149479733752010-01-20T18:17:50.190+00:002010-01-20T18:17:50.190+00:00Bah, comecei com uma certa ideia e estou a pensar ...Bah, comecei com uma certa ideia e estou a pensar outra que vai demorar mais a completar, mas o objectivo a trazer até ao presente a crítica da razão instrumental, liberta da sua carga ultra-pessimista e da aporia de uma crítica radicalizada. Penso que isso pode ser feito desde que não se exige um milagre à filosofia, cuja tarefa prioritária é minar a tentativa de dominação da natureza humana, o nosso perigo actual mais evidente.<br /><br />Sei que para o público português a tarefa crítica não faz sentido, porque o medo que lhe é interior o obriga a conformar-se e a resignar-se, comportamento que impediu que Portugal tivesse alcançado a modernidade no seu melhor. Portugal é um caso perdido, porque esse conformismo se alargou a todo o Ocidente, manifestando-se como um regresso à barbárie: Portugal irá coincidir com o mundo desenvolvido quando este regredir até ao seu nível. E assim assumo o legado crítico, ao mesmo tempo que o supero. Devia ser mais pessimista que Horkheimer, mas resolvi aderir à abertura total e ao devir vigilante. A abertura evita a aporia e a necessidade de algum refúgio estético ou de outro tipo: o único receio é a destruição da natureza humana. Se isso acontecer e se consumar, já nada faz sentido: Que venha uma catástrofe natural e liberte o planeta para uma outra história!J Francisco Saraiva de Sousahttps://www.blogger.com/profile/10426620453669993201noreply@blogger.com