Tendo O Juízo Final de Hieronymus Bosch (1482) como imagem de fundo, anuncio que a revista portuguesa Abismo Humano, dirigida pelo meu amigo André Consciência, publicou dois artigos meus: Hieronymus Bosch: A Fábrica dos Monstros, no seu nº. 6, e Época da Indigência: Técnica e Ausência de Deus, no seu número 5. Aconselho a leitura do Manifesto Abismo Humano. Infelizmente, ainda não tive tempo para escrever um artigo sobre o Gótico Contemporâneo. Separei alguns livros sobre o tema, mas fiquei muito desiludido com as abordagens: o resultado é o adiamento indefinido do artigo prometido sobre as metamorfoses do corpo. A pintura de Maria Lassnig abre uma outra perspectiva quando retoma a ideia do insecto, mas ainda não articulei as minhas ideias: o homem-insecto é uma figura do universo de Kafka que, transposta para a concepção pictórica do mundo de Maria Lassnig, parece apontar para as metamorfoses ou idades do corpo humano desde o despertar para a sexualidade até ao declínio fatal. A pintura de Maria Lassnig recusa transpor a barreira natural: ela fixa-se à vida biológica do homem enquanto ser-da-natureza. E, deste modo, fecha-se ao mundo próprio do homem enquanto ser-de-cultura. Fechar-se ao mundo do homem implica um movimento de regressão até à fase inorgânica da vida: a vida é agonia, o homem é morte adiada. Obrigado, André Consciência!
J Francisco Saraiva de Sousa
1 comentário:
Senegal Bem-vindo! :)
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