domingo, 18 de julho de 2010

Estado de Espírito: Abismo


Estou instalado e suspenso à beira do abismo, mas ainda não ganhei coragem suficiente para mergulhar plenamente no nada: a experiência de acordar repete-se todos os dias sem trazer realmente um novo dia. Em Portugal, os dias repetem as mesmas coisas: o retorno do mesmo quotidiano é uma tortura. Morrer durante o sono seria a solução ideal para escapar a esta tortura diária: habitar um mundo inóspito.

J Francisco Saraiva de Sousa

1 comentário:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Algumas ideias que dominam a minha agenda no facebook de hoje:

1. Os grandes homens não têm currículo: o cv é uma invenção burocrática para seleccionar e premiar os mais burros.

2. Neste texto, uso duas referências básicas - duas vidas de pobreza - a de Baudelaire e a de Benjamin, para condenar os instalados corruptos de todos os tempos: guardamos memória dos primeiros, os corruptos carrascos foram esquecidos. Salvar o passado é impedir o triunfo dos carrascos no presente. A realização do humanismo exige a eliminação do carrasco, como disse Merleau-Ponty.

3. A Filosofia aprova o uso da violência revolucionária: a morte dos opressores é justificada pela perspectiva de libertar o futuro da injustiça. A existência do opressor é uma crueldade: tirar-lhe a vida é conquistar a liberdade.

4. A Filosofia é um empreendimento radical feito à medida dos grandes Homens - exige coragem e risco de vida ou de morte!