terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Retorno a Marx

Um filme de terror ajudou-me a clarificar os meus conceitos positivos de História e de Natureza Humana. Quando o "psicopata" se dirigia em direcção das suas vítimas, com a faca na mão, pensava: mata essas criaturas que berram como leitões. Identificando-me com o "psicopata", via as vítimas como leitões que mereciam morrer. Inverti o sentido moral da narrativa: o princípio do mal era encarnado não pelo "psicopata", que se limitou a fazer o papel sujo da história, eliminando a escória pseudo-humana, mas sim pelas próprias vítimas. Só hoje quando fui tomar café é que compreendi que a minha identificação com o "psicopata" tinha algo a ver com a teoria marxista da história. Esta identificação reflecte um sentimento comum: nós - seres pensantes - estamos profundamente cansados da humanidade existente. Confesso: ver os leitões a serem degolados e esfaqueados deu-me prazer, não um prazer sádico mas sim um prazer estético, no sentido de libertar o mundo dos homens que se comportam como animais. Precisamos de espaço aberto para construir um mundo novo: o "psicopata" agiu de modo a libertar o espaço da presença desses homens - mais animais do que humanos - que bloqueiam o futuro. Sem violência não há verdadeiramente história: todos sabemos que os protestos organizados de rua não alteram o status quo. Marx e Engels sabiam isso: a violência é a parteira da história. Até aqui tenho estado a namorar com o princípio marxista da história como "hominização do homem" que é retomado por Marx no prefácio de 1859. Marx iniciou uma imensa revolução teórica que não chegou a concluir. (:::/:::)

Reler Marx - e trazê-lo à nossa presença - implica a tradução rigorosa da sua obra em língua portuguesa: as traduções existentes - tanto as portuguesas como as brasileiras - são péssimas. O desenvolvimento cultural de um país pode ser avaliado em função da sua actividade editorial e da qualidade das traduções. O atraso cultural de Portugal revela-se desde logo no desfasamento temporal entre a publicação das obras pioneiras e a sua tradução em língua portuguesa. Além disso, as grandes obras que marcaram o mundo ainda não foram traduzidas e as poucas que foram mal traduzidas estão desfasadas da sua conjuntura cultural. Mas o mais preocupante é que os leitores portugueses lêem essas obras como se elas fossem a última palavra sobre as matérias abordadas. O princípio de influência que predomina em Portugal entrava o seu próprio desenvolvimento cultural: quem não tenha uma figura influente na família não tem futuro em Portugal. Todas as instituições portuguesas, incluindo as instituições culturais, são regidas por este princípio de influência: elas são sempre-já capturadas pelas máfias reinantes. (:::/:::)

J Francisco Saraiva de Sousa

7 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ainda não está concluído! Mas será concluído!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ando chocado com as imagens de cães que invadiram o facebook: são claramente imagens pornográficas! Que nojo! O homem está de tal modo animalizado que já fantasia com cães! Este mundo não anda saudável! Os casos de zoofilia devem estar a aumentar... Que horror!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Tenho recebido emails de jovens que procuram a universidade certa para tirar os seus cursos. Vou tentar responder-lhes pessoalmente. Em Portugal, aconselho a Universidade do Porto! Quem queira estudar em Portugal o Porto é a melhor opção!

Quanto ao curso de Filosofia: Rigorosamente não aconselho nenhum em Portugal, porque não há filosofia em Portugal. Os cursos de letras ou ciências sociais são deveras medíocres! O máximo que posso dizer é isto: DÁ PALHA AOS PROFESSORES BURROS E TENTA SAFAR-TE! APRENDE SOZINHO! E QUANDO ESTIVERES LIVRE DA TUTELA DOS BURROS DÁ-LHES UMA TREMENDA FACADA!

É o que aconselho... Não consigo enviar os jovens para o matadouro sem lhes dizer para onde vão efectivamente!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ah, se não tiver tempo de responder pessoalmente via email, fica esta resposta geral... O calor tira-me a vontade de escrever ou de comunicar!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Dois emails dizem que o curso de Filosofia da FLUP é uma merda! Sim, é verdade que é uma merda: professores demasiado burros e medíocres! Mas os outros não são melhores - infelizmente! Por isso, não aconselho nenhum curso de Filosofia em Portugal! Os outros podem ser tirados na Universidade do Porto: uns são melhores do que outros!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Mais uma coisa: Tenho dupla formação! A Filosofia que pratico aqui no blogue reflecte isso! Mas amigos candidatos a filósofos: ela não existe nos cursos de filosofia. Neles não se fala de matemática, física, química ou biologia! Por isso, são MERDA!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Bem, estou a cuidar de plantas! Vou sair... See you.