quarta-feira, 27 de junho de 2007

Democracia Online

Encaro a Internet como um imenso fórum de troca de ideias e de elaboração de propostas interessantes produzidas espontaneamente pelos cidadãos comuns. Embora muitos blogues exibam padrões pouco adequados, mais centrados em questões pessoais do que em questões de interesse comum, muitos exibem efectivamente elevada qualidade e seriedade.
A Internet não deve ser vista apenas como um meio de lançar informação política de modo barato e sem o recurso à classe falsificadora de jornalistas incompetentes, que intoxicam mais do que informam os cidadãos, mas também como uma fonte de novas ideias que devem ser escutadas pelos políticos que pretendem servir efectivamente a causa pública.
Ela é um barómetro não mediado daquilo que os seus utentes pensam da acção dos seus governantes, bem como daquilo que gostariam que estes realizassem. Apesar do seu lado escuro, a Internet é um espaço de debate livre dos constrangimentos institucionais que cerceiam a troca e a partilha de ideias, de resto um passo significativo na direcção de uma democracia mais participativa e mais amiga da cidadania. Pelo menos, garante a liberdade de expressão daqueles que estão afastados do poder e da sua corrupção.
J Francisco Saraiva de Sousa

Sem comentários: