quinta-feira, 28 de junho de 2007

Abuso da Democracia

Depois de assistir à campanha feita na Assembleia da República contra o governo, nomeadamente contra o Primeiro Ministro, e escutar os comentários políticos feitos por homens pardacentos na SIC notícias, torna-se evidente que o Partido Socialista não tem oposição política credível. Em vez de debate político centrado em temas de interesse nacional, assiste-se cada vez mais a ataques mais ou menos pessoais, insultuosos e medíocres.

A Assembleia da República perdeu irremediavelmente credibilidade e as pessoas têm razões suficientes para não acreditar nos deputados e nos políticos de oposição. A sua única preocupação gira em torno dos seus próprios interesses materiais e metabólicos: o bem comum no sentido de Arendt ou de Aristóteles está fora da agenda política. A política tornou-se uma arena de retórica mentirosa e de lutas por empregos.

Neste clima de ausência de debate genuinamente político, a democracia perde a sua razão de ser, tornando-se um mero meio para atingir privilégios pessoais. Os políticos metabólica e intelectualmente reduzidos seguem o exemplo dos comunistas e abusam da democracia e da sua retórica para destruir a democracia. Neste acto perdem a face e revelam-se como criaturas sem qualidades que buscam a qualquer preço um lugar que lhes garanta privilégios que não merecem, dada a sua mediocridade constitucional.

E os jornalistas descrentes nas suas próprias capacidades de sobrevivência, dado carecem de conhecimentos e de competências, envenenam ou procuram envenenar a opinião pública, em vez da informar com objectividade. Criam discursos mentirosos, provavelmente sem terem consciência do carácter fictício das construções falsas que inventam, dada a sua inteligência reduzida e o seu medo de ficarem sem emprego.

O português reduz o pensamento à preocupação consigo mesmo, sem ser sensível aos problemas dos outros e ao bem comum. A consequência é a evaporização da democracia genuína. A crítica e a busca cooperativa da verdade e de consensos não fazem parte do vocabulário destes luso-burricos, socializados na burrico-socialização oferecida pelos estabelecimentos de ensino nacional.

O uso da democracia para alcançar emprego é abuso da democracia como sistema que procura garantir uma vida sem angustia para todos os cidadãos que nasçam no seu seio.
J Francisco Saraiva de Sousa

Sem comentários: