domingo, 16 de maio de 2010

FCPorto: O Nosso Campeão Azul

Em Portugal, o FCPorto é o único clube com classe, que conquistou hoje (16 de Maio) a sua 15ª Taça de Portugal. Os jogadores da equipa de futebol do FCPorto - bem como os seus técnicos, com especial destaque de Jesualdo Ferreira - destacam-se dos seus pseudo-adversários pela qualidade dos genes que transportam: basta olhar para as simetrias faciais para testar essa qualidade azul que contrasta com as deformações adversárias. O FCPorto é um clube moderno, dinâmico, activo, transparente e inteligente, que atrai os portugueses - sobretudo os jovens com ambição diurna - que desejam um futuro novo para Portugal: os adeptos do FCPorto devem aprender a desprezar o seu adversário e a negar-lhe a existência. Apesar deste campeonato estar ferido de morte pela questão dos túneis e coberto pela vergonha da mentira desportiva - conspirada em quartos escuros e difundida pelos medíocres meios de comunicação social da capital asteca, vou dedicar um poema azul ao FCPorto. O poema intitula-se Grodek e é da autoria de um poeta azul - Georg Trakl - que anseia pelos filhos que ainda hão-de nascer: o azul anímico da noite anuncia a chegada de uma nova geração, cuja missão será destronar a maldita geração e realizar todos os nossos sonhos diurnos azuis. Eis o poema:
«Ao entardecer, as florestas outonais
ecoam de armas mortíferas, e as planícies douradas
e os lagos azuis, por sobre os quais rola
um sol sombrio; a noite abraça
guerreiros moribundos, o lamento selvagem
das suas bocas destroçadas.
Mas, em silêncio, num fundo de salgueiros,
juntam-se nuvens rubras, onde um Deus irado habita;
e o sangue derramado, e frescura lunar;
todos os caminhos desembocam em negra podridão.
Sob dourada ramagem da noite e sob estrelas
a sombra da irmã vacila pelo bosque de silêncio,
para saudar os espíritos dos heróis, as cabeças
ensanguentadas;
e levemente, nos canaviais, soam as flautas sombrias do
outono.
Oh, dor orgulhosa! Vós, brônzeos altares,
Uma dor portentosa alimenta hoje a chama escaldante do
espírito,
Os filhos que ainda hão-de nascer.»
J Francisco Saraiva de Sousa

13 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ok, prometo fazer um post sobre simetrias faciais e qualidade dos genes, embora suspeite já ter escrito sobre isso aqui.

Bem, quanto a outros e-mails, eu não acredito nos portugueses: cansei. :(

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ou talvez não... Tenho a bibliografia completamente misturada: está um caos.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ah, já descobriu esse conjunto de artigos científicos: estavam classificados numa estrutura teórica mais complexa. Vou pensar a estrutura do post, porque há uma mega-teoria que enquadra esses dados que não me seduz. Por isso, classifiquei-os de modo complexo, até porque as metodologias e as técnicas usadas são diversas: a simetria facial é um indicador da qualidade dos genes - genes que incrementam o vigor das crias e a sua viabilidade. As mulheres casadas com homens assimétricos sentem-se atraídas por outros homens - simétricos - no decorrer do seu período fértil. Porém, são muitas as variáveis introduzidas nestes estudos: a sua articulação exige uma teoria, mas a que foi usada está a ser esquecida.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

E outra coisa: eu não sou viciado no computador. Adoro computadores, o que é diferente. As adições ligadas à Internet devem ser diferenciadas e o estudo comparado dos modelos aponta mais no sentido do predomínio da adição sexual. É uma matéria complexa e as pessoas que perderam o bom-senso dizem muitas asneiras e não sabem compreender o que lhes é dito - falta de tacto mental. :(

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Claro, estou a responder publicamente aos mails que me enviam. :)

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

O que fascina nestes estudos é o facto da percepção da face ser modulada pela preferência sexual. Tal como as mulheres hetero, os homens gay são atraídos por faces masculinas, e, tal como os homens hetero, as lésbicas preferem faces femininas. Mas todos eles sabem avaliar a atractividade - a beleza - da face, independentemente do sexo e da orientação sexual. O sistema neural envolvido integra as regiões do córtex visual, sistema límbico e córtex pré-frontal. Regiões do córtex pré-frontal são activadas quando se processa as expressões faciais, e do sistema de recompensa - incluindo o nucleus accumbens e o córtex orbitofrontal quando se avalia a beleza facial.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ah, é preciso ter em conta que homens facialmente simétricos podem ser extremamente promíscuos, investindo mais nas ligações a curto prazo que nas ligações a longo prazo, o que desarma as mulheres.

Lugones disse...

Antes de mais, felicito-o pela fantástica vitória do Futebol Clube do Porto, contra o temível Desportivo de Chaves, clube que (atrevo-me a dizer) será dos mais fortes, no próximo ano, na toda-poderosa Segunda Divisão B Portuguesa.
O seu post desperta-me algumas dúvidas: diz o Francisco que os jogadores do Porto se destacam pela qualidade dos genes que transportam, e para as suas simetrias faciais, que contrastam com as deformações adversárias.
Ora, eu gostaria de saber o que se passa no caso da transferência de jogadores dos clubes rivais para o FCP, e vice-versa. Passo a explicar, com vários exemplos. Terá o Rodriguez, ao ter saído do Benfica, para o FCP, mudado os genes? E o Quaresma, que foi formado nas escolas do Sporting?
E no caso dos jogadores das escolas do FCP (Rui Jorge, por exemplo), quando se mudam para os rivais, será que ficam, automaticamente, sem simetrias faciais, e perdem a qualidade dos genes?
E será que o Carlos Martins, aquele animal em estado puro, ainda terá salvação, se se transferir, um dia, para o FCP?

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ya, é giro descobrir os meus posts traduzidos em inglês e em sites de todo o mundo: desconfio que ando a ser observado por agências antitugas. :)))

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Hi Lugones

Eu falei sobre a actual equipa: o conjunto tem faces simétricas. E isso torna-se evidente se o compararmos com o conjunto adversário. E temos um intelectual: Falcão - inteligente.

Para o próximo ano desejo mudança - mais simetria facial e mais inteligência de jogo.

Sim, é pena o Chaves ter sido despromovido!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ah, Rodriguez não mudou de genes e Carlos Martins é um caso perdido.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

E o Quaresma não mudou de genes, claro, depois de sair do Porto: hibernou. Bem, ter um ou outro assimétrico interessante ajuda a inovar: o que interessa é a adequação entre esses conjuntos de genes.

E. A. disse...

francisco, só vi agora esses seus comentários, estou a trabalhar n tenho tempo para ler com a devida atenção, mas obrigada. é sempre muito generoso e amigo.
já agora o bruno alves é dos tais simétricos? pq n me importava de misturar os meus genes com os dele.