sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Triplo AAA de Portugal

Descobrimentos, viagens e explorações portuguesas
Hoje as Agências de Rating classificam Portugal como LIXO, esquecendo que Portugal é o único país do mundo que merece o triplo AAA, uma classificação antiga que lhe foi dada pelo Padre António Vieira para apresentar a expansão portuguesa como Luz do Mundo. António Vieira pregou o Sermão de Santo António (1682) em Roma, na Igreja de Santo António dos Portugueses, na ocasião em que o marquês das Minas, embaixador extraordinário de Portugal, fez a embaixada de obediência ao Papa Clemente X (1670). Eis um extracto desse Sermão:

«É verdade que Portugal era um cantinho ou um canteirinho da Europa; mas nesse cantinho de terra pura e mimosa de Deus (...), nesse cantinho quis o Céu depositar a Fé, que dali se havia de derivar a todas as vastíssimas terras, introduzida com tanto valor, cultivada com tanto trabalho, regada com tanto sangue, recolhida com tantos suores, e metida, finalmente, nos celeiros da Igreja, debaixo das chaves de Pedro, com tanta glória.

«Medindo-se Portugal consigo mesmo, e reconhecendo-se tão pequeno à vista de uma empresa tão imensa, pudera dizer o que disse Jeremias, quando Deus o escolheu para profeta das Gentes: Et Prophetam in gentibus dedi te. E que disse Jeremias? Et dixit: A, A, A, Domine Deus, quia puer ego sum. A, A, A, Deus meu, onde me mandais que sou muito pequeno para tamanha empresa?

«O mesmo pudera dizer Portugal. Mas tirando-lhe Deus da boca estes três AAA, ao primeiro A, escreveu África; ao segundo A, escreveu Ásia; ao terceiro A, escreveu América; sujeitando todas três ao seu império, como Senhor, e a sua doutrina, como Luz: Vos estis Lux mundi» (António Vieira).

J Francisco Saraiva de Sousa

1 comentário:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Bem este post é para mostrar a Europa que ela não deve imiscuir-se nas relações entre Portugal e países lusófonos... Portugal tem uma ligação profunda com o triplo A.