terça-feira, 13 de novembro de 2007

O Porto é Natal


Este ano o Natal significa Porto.
Além da maior árvore de Natal da Europa, temos a cidade toda iluminada, animada e algumas obras de requalificação da Baixa do Porto já concluídas.
Sobre o Porto, a cidade Invicta e liberal, Miguel Torga escreveu um texto profundo, do qual retenho algumas frases:
«Eu gosto do Porto. (...) Amo-o de um amor platónico (...). A velha e livre cidade do Porto, onde há pouco tempo ainda só se podia entrar a tremer sobre pontes, com licença paga, por um túnel, ou revistado de cima a baixo - maneiras, como se vê, difíceis e reticentes -, e cujos forais não permitiam a fidalgo, nem poderoso, nem abade bento, o poisar nela mais que três dias, é muito velha no meu sangue e na minha consciência. Quanto em mim é instinto e compreensão, sabe de há muito que os valores autênticos da vida têm de ser sólidos como a Praça da Liberdade e altos como a Torre dos Clérigos».
Se Lisboa nos tivesse deixado seguir o nosso caminho liberal e burguês, éramos hoje a maior metrópole da Península Ibérica. Passados estes longos anos de opressão, estamos a acordar e cada vez estamos mais azuis. A Cidade Fálica banhada pelo Atlântico e pelo Douro ilumina-se de azul. Venha ao Porto festejar o Natal mais iluminado da Europa, de resto a cidade mais bela do mundo.
J Francisco Saraiva de Sousa

2 comentários:

Helena Antunes disse...

Gosto muito da cidade do Porto, muito bonita e acolhedora.
A Ribeira com as suas pontes e o Rio Douro, a casa Serralves, a Foz, a Sé, os Clérigos, os Aliados, enfim... Tudo nesta cidade é bonito, até o estádio do Dragão!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

O Estádio do Dragão é belo, mas este último jogo foi um espanto...