quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Lourenço Marques: Uma Capital Colonial

Descobri um site que mostra imagens de Lourenço Marques nos anos 20.
Veja aqui: http://www.malhanga.com/LM-1929/.
De facto, era uma cidade africana cosmopolita. Apesar de nem todos serem livres para desfrutar esse cosmopolitismo, era já uma cidade colonial desenvolvida para a época e tornou-se muito mais desenvolvida e moderna com o passar dos anos. Imagens como estas testemunham o carácter peculiar do colonialismo português.
Aguardo notícias do meu amigo Florêncio que prometeu mostrar Vila Pery nos anos 20. Bem sei que o meu amigo Agry pensará que se trata de saudosismo ou de branqueamento do colonialismo português. Não, a razão é outra: Chamar a atenção dos portugueses para Moçambique e levá-los a aprofundar os seus conhecimentos sobre a História de Portugal que também foi a História de Moçambique. É um convite à colaboração e ao diálogo e, porque não?, ao turismo.
Chegou a altura dos portugueses em colaboração com os moçambicanos redescobrirem Moçambique Colonial, fazerem a sua história económica, social, cultural e política e estudar aprofundadamente o seu património arquitectónico. Existem diversas tendências arquitectónicas que coexistem harmoniosamente e que estabelecem um diálogo intercultural. Por exemplo, as "farmes" dos gregos ou dos ingleses, os «palácios» dos administradores coloniais, os edifícios de estilo especificamente colonial e também a arquitectura moderna de excelente qualidade. Ou o seu mobiliário feito em madeiras exóticas e bordadas por mãos hábeis, muitos dos quais (os "bordados") decalcados de desenhos (leões, palhotas, negras, crianças, pilões, enfim paisagens moçambicanas, ou figuras geométricas sofisticadas) feitos por uma criança: Sim, fui eu mesmo que os desenhei, cobrando dinheiro ao meu pai para comprar livros.
J Francisco Saraiva de Sousa

3 comentários:

AGRY disse...

Gostei do texto.Tenho alguns endereços que lhe poderei indicar. Neste momento, e pela segunda vez em quize dias, estou a ser vítima dos piratas da blogosfera.É uma luta
Abraço
Agry

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Como assim? Piratas da blogosfera?
Este texto foi escrito, porque não tinha assunto: completamente vazio.
Dias de muito stress!
Abraço

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Caro Agry
Espero que não se esqueça dos endereços.
Abraço