terça-feira, 7 de setembro de 2010

Prós e Contras: A Sentença

Com o reinício dos debates Prós e Contras retomo a actividade aqui no blog depois de dois meses de repouso quase absoluto. O debate de hoje (6 de Setembro) foi dedicado ao processo Casa Pia, que, após oito longos anos, chegou ao fim, com a leitura para o mundo da sumula que condenou seis arguidos com penas exageradas que vão até aos 18 anos de cadeia. A sentença propriamente dita só será conhecida na próxima quarta-feira: quer dizer que os convidados - Marinho Pinto, Rui Rangel, José Manuel Fernandes e Daniel Oliveira, entre outros - estiveram a discutir uma sentença que ainda não é conhecida, nem pelo público em geral, nem pelos próprios condenados. Em Portugal, todos julgam e condenam sem conhecer os fundamentos reais e objectivos das penas aplicadas e, o que é muito importante neste caso, sem problematizar a noção jurídica de pedofilia que lhe deu forma e substância.
O caso Casa Pia soa a linchamento público: todos os casos mediáticos nacionais revelam a miséria da justiça portuguesa, cujas leis são usadas arbitrariamente para produzir "criminosos" e entregá-los ao julgamento de um público histérico, intoxicado pela estupidez da comunicação social portuguesa e vingativo. Rui Rangel e Manuel Fernandes parecem apreciar este tipo de (in)justiça portuguesa: a promiscuidade existente entre o poder judicial e a comunicação social está a minar a democracia portuguesa. Os juízes são jornalistas e os jornalistas são juízes: a sua linguagem é a da vingança e da calúnia, e o efeito activo deste jogo de linguagem é a recriação de um país de bufos pidescos. Em Portugal, para condenar uma pessoa não é preciso produzir provas reais e objectivas que comprovem o seu "crime"; basta "denunciar" e trazer essa denúncia para a praça pública. Marinho Pinto foi o único convidado suficientemente corajoso para apresentar este caso como resultado dessa necessidade de vingança das "vítimas": a comunicação social portuguesa fez dele uma vingança colectiva ou, nas palavras de Daniel Oliveira, uma caça às bruxas.
J Francisco Saraiva de Sousa

13 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

É uma terrível fatalidade ser português: Portugal é a mediocridade invejosa feita lei.

O caso Casa Pia é tão horrível que não merece mais desenvolvimento: ele é apenas o iceberg da psicopatologia portuguesa. A democracia portuguesa faliu completamente: somos governados por uma turba de bufos invejosos e histéricos.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Com o que aprendi no facebook, perdi o gozo para partilhar ideias e análises com gente burra e invejosa!

O português típico é ordinário, burro e invejoso! Copia e apropria-se do que lhe é alheio como um macaco! Um país de gente malvada!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Mas estou curioso quanto ao conteúdo da sentença: os fundamentos reais - não opinativos - que fundamentam as penas!

O nosso sistema está a fortalecer o espírito pidesco oportunistas. Afinal, ser "vítima" - real ou imaginária - compensa: "denuncia" como bufo ordinário e terás uma recompensa do Estado! Isto é tudo horrível!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

As "vítimas" eram pré-homossexuais ou não? A Fátima campos disse que o tema era delicado e as pessoas tinham medo de falar sobre o tema. Porém, não têm medo de denunciar e de bufar!

As dúvidas do Daniel O são, no fundo, suspeitas: neste clima de bufaria ninguém acredita em ninguém. O sistema judicial está a produzir bufos em série. Ser vítima compensa! Abusada ou não, a existência de vítimas ajuda na tarefa de vingança colectiva!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

O que é assustador é o facto de muitos destes bufos - sobretudo bufas - estarem infiltradas na militância do PS: o PS começa a ter nas suas fileiras pessoas totalitárias e é fácil identificá-las. Algumas andam no facebook feitas denunciantes e apagam os comentários.

Precisamos ver o que as mulheres trouxeram para a política! Para a educação! Para a economia! Há muitas "bombeiras" por aí...

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Uma deputada pode insultar publicamente os eleitores? Hummmm... este comportamento da deputada devia ser alvo da disciplina do partido!

E se andarem no engate - isso é correcto??? Ficamos com a impressão que as mulheres fazem batota para alcançar os seus objectivos pseudo-profissionais!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

É tanta a podridão que devia ter sido analisada neste post! As redes sociais são redes de bufos e de engate e de insulto!

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Quando uma mulher portuguesa diz-nos que é autónoma já sabemos o que isso significa: ela faz sexo com quem calhar, free sex. Para as feministas, a emancipação significa promiscuidade sexual. Isto é um horror! :(

Tiago R. disse...

O histerismo com que expressa as suas opiniões e o inacreditável sexismo e machismo decadente que revela são verdadeiramente sinistros!

Esquerda, diz você? Tem muito que aprender sobre o que é a esquerda, meu caro.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Histerismo? Sexismo? Machismo? E porque não acrescentou o Feminismo???!!! De facto, a esquerda realmente histérica é um oxímoro! :(

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Ou identifica a esquerda com a corruptela instalada!?

Manuel Rocha disse...

Olá Francisco !

:)

De acordo com o essencial deste post. Um detalhe que até vc passou ao lado é que os acusadores já eram oficialmente consideradas vitimas ainda antes de haver condenados, há anos que tinham recebido as respectivas indemenizações. Acho curioso que não se repare nisso.

Abraço.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Olá Manuel Rocha!

No facebook, há um círculo alargado de pessoas que dizem ser de esquerda que mais parece ser - e é - um bando de terroristas pró-islâmicos. Um bando homicida! Por um lado, quer libertar as mulheres islâmicas, mas por outro lado aprova tudo o que seja islâmico. Falta de lógica! :)