sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Orçamento de Estado 2012: Aniquilação de Portugal


Valerá a pena comentar o Orçamento de Estado para 2012? Ele é de tal modo irracional e suicida que merece figurar no quadro de uma doença psiquiátrica! Portugal está a ser aniquilado por este governo de Direita pouco esclarecida: o PS está finalmente liberto para fazer oposição e, se quiser ter futuro, deve aproveitar este orçamento para se afastar da troika e do governo. Portugal precisa de oposição e não de consenso em torno do suicídio colectivo. Em Portugal, a "política" é a "arte de bem roubar": o jornal Expresso apresenta um gráfico animado de 15 políticos portugueses que, depois de passarem pelos governos, ficaram com rendimentos pornográficos. É a velha corrupção do Terreiro do Paço... Chegou a hora de radicalizar a nossa luta política: o futuro de Portugal depende hoje da Revolução - da revolução que o 25 de Abril não foi. Contra a incompetência deste governo devemos erguer a voz radicalizada de Jean-Jacques Rousseau: em cada um de nós há um selvagem que deseja ser LIVRE num mundo imunizado contra a corrupção.

4 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

«Das várias obras que tinha na forja, aquela em que há mais tempo meditava, em que me ocupava com mais prazer, aquela em que queria trabalhar toda a vida, e que em meu entender, devia firmar a minha reputação, eram as "Instituições Políticas". (...) Vira que tudo se prendia radicalmente com a política, e que, de qualquer forma que se procedesse, nunca povo algum seria senão aquilo que a natureza do seu governo o faria ser.» (Jean-Jacques Rousseau)

O que Marx reteve de Rousseau? Engels responde: «a ideia da própria igualdade, que graças a Rousseau joga tão grande papel teórico e, a partir da Revolução, tão grande papel político, que hoje, ainda, representa um papel tão considerável de agitação política. Estabelecer o seu conteúdo científico é determinar, do mesmo modo, o seu valor para a agitação dos sufocados».

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Agora compreendem o meu súbito interesse pelo mito do bom selvagem! Vejo nele o apelo à Revolução em Portugal!

O governo português fez do seu povo o retrato da miséria. O que fazer? Mudar de governo, como recomenda Rousseau.

Quando o governo sufoca o povo, o povo deve agitar-se nas ruas e fazer a revolução.

A nova síntese portuguesa só pode ser uma síntese pela revolução. Não há outra saída! A corrupção deve ser abolida pela guilhotina.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

O mundo anda louco - não há filosofia capaz de responder a tantas etnoloucuras. Já nem sei o que pensar: a realidade aterroriza o pensamento levando o seu agente a procurar a perfeição privada. Triste mas é assim... :(

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Estou cada vez mais convencido que o jornalismo degradou tudo, sobretudo a cultura.

O economista Esteves Cantigas - acho que é este o seu nome - fala do fim do Estado Social. Se o povo fosse corajoso, o Estado Social acabava para ele e para essa comitiva económica. Afinal, o que são eles sem esse Estado???? Nada, não são nada - meras mediocridades.