Infelizmente, depois da construção da nova Ponte ferroviária de S. João (1991), a velha Ponte D. Maria Pia foi abandonada e entregue ao esquecimento pela autarquia do Porto liderada por Rui Rio. Os portugueses ignoram o seu património histórico e, no domínio da arquitectura, com excepção da obra de José-Augusto França, não temos um verdadeiro historiador e esteta da arquitectura, sobretudo da bela arquitectura da Cidade Invicta. Felizmente, os historiadores estrangeiros mais célebres ajudam a resgatar o património arquitectónico português. Nikolaus Pevsner imortalizou a Ponte D. Maria Pia e o seu famoso arco de ferro, colocando-a ao lado das maiores obras mundiais da arquitectura em ferro - a arte dos engenheiros - que suplantou a Art Nouveau: a Torre Eiffel (1889), o Viaduto Garabit (Eiffel, 1880-84), a Estátua da Liberdade (1884-86), a Ponte de Brooklyn ou a Ponte Firth of Forth. Aliás, nas suas obras de história da arquitectura, a Ponte D. Maria Pia é a única ponte portuguesa mencionada e com direito a imagem. Até mesmo a Ponte D. Luís I, outra bela obra da arquitectura em ferro do Porto, foi esquecida por este historiador da arquitectura. Pevsner atribui o projecto da Ponte D. Maria Pia a Gustave Eiffel, mas ela foi projectada pelo engenheiro Théophile Seyrig, e construída em tempo recorde entre 5 de Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1887 pela empresa Eiffel Constructions Métalliques. Porém, Eiffel acompanhou de perto os trabalhos de construção da Ponte D. Maria Pia, tendo vivido em Portugal entre 1875 e 1877. O Viaduto de Garabit de Eiffel é uma projecção - uma cópia - da Ponte D. Maria Pia. A velha ponte ferroviária portuense é, como se verifica facilmente pelas datas, a estrutura-mãe de toda a arquitectura mundial em ferro.
J Francisco Saraiva de Sousa
3 comentários:
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Os portugueses do sul desconhecem o Porto e estão fora da realidade. :(
Escolhem como maravilhas de Portugal aquilo que não é nenhuma maravilha. Enfim, afundam o país na merda.
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