sábado, 5 de novembro de 2011

A Crise do Euro em Foto

Angela Merkel a alimentar o bebé Sarkosy com leite da China!
(Photo de Dom Loup Bleu.)

4 comentários:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A mamã Merkel desespera com a "cria velhinha": Ela tenta matá-la com leite chinês fora de prazo. :)

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

«Estar alienado significa em geral não ser o que se poderia ser e o que se deveria ser: um ser socializado, criador, plenamente desenvolvido» (Markovic). Em Portugal, a inveja e a malvadez dos portugueses impedem o pleno desenvolvimento das pessoas dignas de mérito. Portugal é assim o seu próprio carrasco: os portugueses devem reconhecer a sua própria malvadez, se quiserem ter um futuro.

Durante muito tempo acreditei que era possível construir um mundo melhor. Admiro os meus mestres, mas deixei de acreditar nessa possibilidade. Só os indivíduos excepcionais conseguem realizar a desalienação à custa do seu afastamento da sociedade.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A minha alma anda torturada mas já comecei a caminhar por outra via: é urgente restringir a democracia à esfera política e começar a exigir deveres às pessoas, arrancando-as da ilusão em que vivem. É preciso reprimir e punir... e vigiar certos sectores da sociedade - mass media, publicidade, etc.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

A Jugoslávia fez uma outra experiência do chamado socialismo, tendo gerando grandes pensadores e uma grande escola: o grupo Praxis, do qual se destacaram as figuras de Markovic e de Stojanovic. Eles ousaram pensar o socialismo democrático, defendendo como ideais sociais a liberdade, a igualdade, a justiça e a comunidade. Esta escola está a encantar os ingleses com o seu modelo de uma "sociedade boa".

Bem, a "sociedade boa" do grupo Praxis parece ser equivalente ao "mundo melhor" de Bloch. Ambos os modelos partilham o humanismo, mas derivam de matrizes filosóficas diferentes. O pensamento de Bloch é herdeiro de toda a tradição ocidental, sobretudo das suas correntes quentes.

Uma sociedade boa é uma sociedade da praxis, portanto uma sociedade livre. E uma sociedade é livre quando as suas instituições básicas promovem os diversos momentos da autonomia de todos os seus membros.

Infelizmente, a realização dos grandes ideais fica sempre aquém das expectativas filosóficas: a natureza humana é refractária à liberdade, como se o homem tivesse medo da liberdade: o que significa que a liberdade está sempre em risco de se perder. Por isso, há homens que lutam pela liberdade e ainda bem...

Bem, partilhei algumas ideias de Markovic. No plano teórico-ético, a praxis é boa no sentido de possibilidade de realização plena da autonomia. Porém, a ética debate-se com um problema: a maldade do homem que se revela na praxis. A praxis da maior parte das pessoas é má. Ora, aqui está um dado fáctico que impede sonhar com uma sociedade boa. Mesmo aqui nos comentários detectamos a maldade do homem: a praxis má. Enfim, precisamos de mudar de valores se quisermos dar continuidade à aventura humana.

O erro das grandes ideologias que moldaram o nosso mundo reside no facto de aceitarem que os homens são iguais e podem ser aperfeiçoados. Esta ideia é fatal...

A batota é um crime: pessoas batoteiras, além de se iludirem, são criaturas más.

Como é que os escravos voluntários podem falar de liberdade? Os escravos gregos eram inteligentes e respeitado na esfera do conhecimento. Os escravos ociosos de hoje são idiotas culturais! Que se comportam como papagaios adestrados por condicionamento instrumental. O mundo de hoje é um aborto.

O papagaio do meu vizinho vem para a minha janela - todos os domingos - para me acordar ao som do cavalo que imita e muito bem. É um papagaio inteligente, mas os papagaios humanos não têm graça: são idiotas culturais. :(