- A pintura de Bob Gonsalves é uma pintura para crianças e jovens: o seu realismo mágico, quase ilusionista, liberta a imaginação e fantasia a vida, sem no entanto liquidar a realidade. Seleccionei dois quadros de Bob Gonsalves: Towerolf Knowledge e Written World, ambos ligados ao mundo dos livros.
Towerolf Knowledge. Que saudade deste mundo do estudo! Hoje os jovens não estudam: o mundo da cultura foi desvalorizado pelo capitalismo tardio. No topo do mundo, já não está a cultura e o conhecimento, mas sim o saber económico e administrativo. Por isso, vivemos num mundo cognitivamente indigente e mentalmente atrofiado. As crianças deixaram de sonhar: a imaginação foi sufocada pelo mundo fetichista da mercadoria e do cartão de crédito.
Written World. Tudo o que é biblioteca e livros fascina-me e, quando era miúdo, sonhava com esse mundo dos livros e da escrita. Construí e edifiquei a minha própria biblioteca. A leitura atenta e activa de livros permite abrir portas - as portas de novos mundos. Aqueles que os assimilam possuem a chave que permite abrir diversos mundos fantásticos para além da realidade dada. Actualmente, os jovens perderam a criatividade: não fazem coisas, consomem coisas. Os burrecos diplomados só sabem imitar e copiar: comem tudo e devoram o mundo, em vez de o conhecer. Para estes desgraçados ignorantes, mentalmente atrofiados e cognitivamente indigentes, a realidade reduz-se ao super-mercado: a mente fechou-se à descoberta de mundos fantásticos.
J Francisco Saraiva de Sousa
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Bob Gonsalves: Towerof Knowledge & Written World
Etiquetas:
Antropologia Cognitiva,
Cidade do Porto,
CyberCultura,
CyberCultura e Filosofia,
CyberEstética,
Filosofia da Educação,
Filosofia da Mente,
Hermenêutica,
Literatura,
Pintura
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário