sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Cavaco Silva e a Educação

Dia da República, Dia da Educação
O discurso do Presidente da República, Cavaco Silva, foi simplesmente excepcional, quer pelo tema escolhido (a educação), quer pelo seu conteúdo (crítica da política da educação). Um discurso adequado ao momento que, na linha do profundo pensamento republicano, exige um maior cuidado com a educação.
Cavaco Silva denunciou a concepção da escola como «fábrica de ensino», onde os pais depositam os filhos, exigindo aos professores que cuidem da sua educação, sem se coresponsabilizarem pela sua educação. Esta denúncia situa-se na linha da teoria crítica da educação, bem como da «pedagogia do oprimido» de Paulo Freire ou mesmo da crítica radical da escola de Ivan Illich.
Este discurso presidencial critica frontalmente alguns princípios da actual política da educação: as referências aos pais e ao prestígio dos professores são claramente críticas da política da educação e, de certo modo, da sua representante máxima. Pela primeira vez, escutei um discurso de Cavaco Silva fora do seu habitual âmbito de competência e, ainda por cima, um discurso que rompe com uma abordagem economicista da educação.
A república portuguesa abre-se, com este discurso seminal, à educação e à formação cultural dos portugueses.
J Francisco Saraiva de Sousa

2 comentários:

Helena Antunes disse...

Concordo completamente com a sua visão Francisco. Cavaco Silva esteve muito bem no discurso sobre a educação, nomeadamente nessa analogia de "fábrica de ensino", pois não compete única e exclusivamente aos professores a educação dos indivíduos, visto que é essencial que a educação parta de casa, dos pais.

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Obrigado pelos seus comentários sempre pertinentes. Também estou atento aos seus blogues que frequento assiduamente.