sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Prós e Contras: Crimes de Colarinho Branco e Segurança

Na próxima segunda-feira, a RTP1 emite mais um programa «Prós e Contras», desta vez dedicado aos crimes e à segurança. Embora ainda não nomeado (sem nome), este programa confronta o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, um homem inteligente que já leu Rawls, e o líder do CDS, Paulo Portas, além de contar com a presença de muitos «especialistas», como lhes chama Fátima Campos, e polícias, provavelmente formados na «escola luso-inglesa».
Estranha esta ausência de título! Por isso, como o programa está em aberto, proponho o título bem actual: «Crimes de Colarinho Branco e Segurança», e como questão de base a seguinte: Quem garante a segurança dos portugueses contra os abusos de poder das elites luso-corruptas?
Como a criminologia envereda pela via construtivista social, torna-se necessário reformular os códigos e classificar os diversos abusos de poder, a todos os níveis da luso-sociedade, como crimes, prevendo penas dissuasoras em função da sua gravidade.
Abuso de poder é crime! E, como qualquer outro crime, deve ser punido! Os portugueses devem contar com protecção contra estes abusos de poder que irradiam do próprio Estado, contaminando todo o tecido social, do ensino à economia, passando pelas interacções sociais quotidianas nos locais de trabalho ou mesmo entre «amigos» e familiares. Aliás, os crimes de abuso de poder não precisam do construtivismo social: temos um modelo mais seguro e científico, sem metáfora, o modelo do abuso sexual, assédio sexual e violência sexual.
Mas deixo para mais tarde os comentários mais extensos deste célebre luso-programa da RTP1, dedicado ao «crime contra Portugal»: antes e depois...
J Francisco Saraiva de Sousa

1 comentário:

J Francisco Saraiva de Sousa disse...

Mudei de ideias: penso ser melhor editar post sobre criminologia e deixar este debate sem comentários.